Hidrogênio verde na Europa

Impulso ao mercado europeu de hidrogênio verde

Hidrogenio verde Transição energética

O hidrogênio verde está crescendo rapidamente no cenário energético europeu, dando forma a um novo mercado preparado para o desenvolvimento sustentável. Esse crescente mercado europeu de H2 promete um futuro verde, mas o que é preciso ser feito para sustentar a demanda energética até 2030?

El hidrógeno verde en Europa

Impulso ao mercado europeu de hidrogênio verde. Áudio em inglês.

O futuro do hidrogênio verde na Europa

H2

Espera-se que o hidrogênio seja um instrumento fundamental para atingir o principal objetivo do Pacto Verde da União Europeia, também conhecido como European Green Deal: alcançar a neutralidade climática até 2050. Para isso, a linha de ação do continente para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis estabelece uma produção anual de hidrogênio verde de 10 milhões de toneladas até 2030.

Nube

O hidrogênio é responsável por cerca de 2% da matriz energética da União Europeia, sendo que 95% desse montante é produzido a partir de combustíveis fósseis e libera entre 70 e 100 milhões de toneladas de CO2 por ano, de acordo com o Parlamento Europeu. Esses números ainda estão longe dos níveis ideais, mas o crescimento do mercado de hidrogênio verde promete mudar a realidade energética da Europa.

Grafico tarta

Para Monica Swanson, gerente do Hydrogen Corridors Programme, o mundo já considera o hidrogênio verde como uma das soluções mais importantes para alcançar a segurança energética. No entanto, sua produção ainda é muito baixa: "Precisamos tornar o hidrogênio parte da matriz energética porque ele é uma das soluções reais de emissão zero”.

Portacargas Marino

Nesse cenário, o Porto de Roterdã está posicionado como um centro de logística estratégico para o negócio de hidrogênio verde na Europa. Sua localização estratégica oferece acesso direto a partir do Mar do Norte e uma conexão perfeita com as indústrias do noroeste do continente, facilitando o desenvolvimento desse novo setor sustentável. Aliás, em dezembro de 2022, a Iberdrola chegou a um acordo com o porto para exportar hidrogênio verde e seus derivados para os Países Baixos.

Fábrica

Um dos centros de exportação de hidrogênio verde para Roterdã, a usina de Puertollano (Ciudad Real) opera atualmente como o maior sistema de produção de H2 por eletrólise da Europa (20 MW). O empreendimento da Iberdrola está integrado a uma usina solar fotovoltaica de 100 MW, o que lhe permite produzir até 3.000 toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de fontes renováveis.

Rayo

Puertollano representa o projeto de inovação mais ambicioso da Europa para promover a descarbonização dos setores industriais. "A ideia é produzir hidrogênio verde e poder exportá-lo para outros lugares, como os Países Baixos, onde sua produção é mais cara", explica Javier Plaza, diretor de H2 da Iberdrola, que também garante que o objetivo do Grupo é que a usina aumente sua produção para 800 MW no futuro.

Fuente: Financial Times

Fonte: Financial Times