Complexo eólico 'onshore' Askio

Iberdrola reforça seu compromisso com as energias renováveis na Grécia com o início das operações do complexo eólico 'onshore' Askio

O Grupo Iberdrola, por meio de sua filial Iberdrola Renovables, concluiu seu projeto renovável mais ambicioso na Grécia: o complexo eólico 'onshore' Askio. Composto por dois parques eólicos (Askio II e III) com uma capacidade instalada total de 88,2 MW, a nova instalação está em pleno funcionamento desde setembro de 2023 para fornecer energia limpa a 40.000 residências gregas.

Complexo eólico
Instalaçao operacional

Complexo eólico 'onshore' Askio

Ubicación
Localização: Kozani (Grécia)
Capacidade total instalada
Capacidade total instalada: 88,2 MW
Investimento total
Investimento total: 100 milhões de euros
Entrada em operação
Entrada em operação: 2023

O Grupo Iberdrola dá mais um passo em seu compromisso global com as energias renováveis com o início integral das operações do complexo eólico onshore Askio, composto por dois parques eólicos com uma capacidade combinada de 88,2 MW. Localizadas ao lado da montanha Askio, perto da cidade de Kozani, na Grécia, as instalações renováveis Askio II (37,8 MW) e Askio III (50,4 MW) estão em pleno funcionamento desde setembro de 2023, quando a produção de energia de Askio II foi conectada à rede local.

A construção do complexo de parques eólicos, que agora se torna um dos maiores projetos de energia renovável na região grega da Macedônia Ocidental, teve uma importante contribuição financeira para as comunidades locais, já que foram investidos 2,2 milhões de euros em novas infraestruturas e foram criados um total de 282 empregos diretos e indiretos. Entre os dois parques eólicos, foi mobilizado um investimento de cerca de 100 milhões de euros.

O parque eólico de Askio conta com 21 turbinas eólicas Vestas V150, cada uma com capacidade de 4,2 MW, o que lhe permite produzir 180 GWh por ano, o suficiente para cobrir as necessidades energéticas de 40.000 residências gregas e evitar a emissão de 60.000 toneladas de CO₂ na atmosfera a cada ano. A turbina tem 105 metros de altura e um diâmetro de rotor de 150 metros.

O complexo Askio: um verdadeiro desafio logístico

Por meio da C. Rokas, filial da Iberdrola na Grécia, obtivemos a licença de construção dos dois parques eólicos que compõem o complexo Askio após um leilão realizado em Atenas em 2020, começando a construção do primeiro parque em abril de 2022. Em pouco mais de seis meses, em novembro de 2022, concluímos a montagem das 12 turbinas eólicas Askio III e os trabalhos necessários para sua conexão à rede, incluindo a instalação dos três circuitos internos de média tensão e a linha de transmissão de energia elétrica.

O processo de instalação de Askio III envolveu a colaboração de várias empresas na Espanha, o que ajudou a impulsionar a cadeia de suprimentos no país. A empresa asturiana KLK e a empresa CT Ingenieros, sediada em Madri, participaram da construção da subestação, fornecendo os principais componentes elétricos e os equipamentos de comunicação e controle. Da mesma forma, a empresa basca Ormazabal forneceu parte das células dos aerogeradores. A instalação compartilha um ponto de conexão de rede com Askio II, distribuídas entre os municípios de Korzani e Eordaia.

Os parques eólicos que compõem o complexo eólico foram construídos em uma região montanhosa a uma altitude de 1.500 metros acima do nível do mar. O difícil acesso rodoviário e as extremas condições climáticas da região, que registra frequentes tempestades de neve e ventos fortes, representaram um grande desafio logístico para a empresa. Diante disso, foi utilizada a técnica Blade Lifter, um sistema capaz de girar e inclinar verticalmente as pás dos aerogeradores durante o transporte, o que reduz o impacto ambiental no local.

Somos pioneiros no desenvolvimento da energia eólica na Grécia.

Como parte de nossa estratégia de combate às mudanças climáticas, operamos projetos de energia renovável em todo o mundo e estamos cada vez mais comprometidos com novos mercados, como a Grécia. O interesse da nossa empresa em fortalecer sua presença na região remonta a 2007, quando a Iberdrola, por meio de sua subsidiária Iberdrola Renovables, adquiriu 100% da propriedade do grupo grego Rokas Renewables, atualmente um dos principais líderes do mercado grego de energia eólica em termos de capacidade instalada.

Com a entrada em funcionamento do complexo eólico onshore Askio, a Iberdrola consolida o país helênico como um centro estratégico para o desenvolvimento de energias limpas na Europa, gerenciando um total de 421 MW de capacidade de geração renovável. Além dos dois parques eólicos Askio II e Askio III, a empresa tem outros projetos eólicos e solares na Grécia (nas regiões da Grécia Central, Creta, Trácia, Macedônia Ocidental, Tessália, Peloponeso e Dodecaneso) e no Chipre.

Em junho de 2022, concluímos a construção do parque eólico onshore Mikronos, na província de Rhodopi, um projeto que contribuiu de forma significativa para melhorar a rede de transmissão de eletricidade grega, fortalecendo o sistema de comunicações. Também concluímos as obras do projeto Rokani em 2023, um parque eólico de 18 MW localizado perto de Atenas que fornece energia 100% limpa para 20.000 famílias.

Rokani Miniatura

Transferência de pás de turbinas eólicas para o complexo do parque eólico de Rokani

Graças à nossa experiência no setor de energia renovável, bem como aos nossos parceiros locais, estamos preparados para nos tornarmos um dos líderes na transição energética na Grécia. Nosso objetivo é aumentar significativamente nossa capacidade renovável no país até 2025, diversificando cada vez mais nosso portfólio renovável com projetos eólicos, solares e de armazenamento.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 44.148 MW de energia limpa em operação em setembro de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.