Parque eólico 'offshore' West of Duddon Sands
West of Duddon Sands, nosso primeiro parque eólico 'offshore'
O parque eólico 'offshore' West of Duddon Sands foi o primeiro desse tipo a ser instalado pela Iberdrola e consiste em 108 aerogeradores em uma área de cerca de 67 km2.
Parque eólico 'offshore' West of Duddon Sands
O parque eólico offshore West of Duddon Sands (WoDS) está localizado a 14 quilômetros a sudoeste da ilha de Walney, na costa de Barrow-in-Furness, na Inglaterra. Possui 108 turbinas, fornecidas pela Siemens, com uma capacidade unitária de 3,6 MW, o que lhe confere uma capacidade instalada total de 389 MW e garante energia limpa e renovável para mais de 270.000 residências no Reino Unido.
West of Duddon Sands, que recebeu um investimento de 2 bilhões de euros, foi inaugurado em outubro de 2014 e, como explicou o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, durante o evento, "este é o primeiro parque eólico offshore do Reino Unido a ser construído com os métodos e tecnologias mais avançados". Foi necessário construir no porto de Belfast um novo terminal projetado especialmente para o armazenamento e a montagem de fundações e turbinas eólicas. Seu tamanho e importância permitiram que mais de 300 eletricistas, soldadores e engenheiros operassem continuamente, realizando os trabalhos em turnos.
Além disso, foram utilizados dois navios de última geração (Pacific Orca e Sea Installer), fabricados especificamente para esse tipo de instalação offshore e que, graças à sua enorme estabilidade, permitiram que a construção fosse realizada apesar das difíceis condições climáticas do inverno na região. Também foi concebida e construída uma subestação offshore para que, além de suportar as condições climáticas adversas, elevasse a tensão e transportasse a eletricidade gerada por meio de dois cabos submarinos para a subestação onshore em Heysham, o ponto de conexão com a rede do Reino Unido.
Outros projetos no Reino Unido
Em menos de duas décadas, a Iberdrola conseguiu se posicionar como líder em energias renováveis no Reino Unido. Por meio de nossa subsidiária britânica ScottishPower, o Grupo gerencia mais de 3.000 MW de capacidade instalada, principalmente de energia eólica offshore e onshore.
A ScottishPower é a primeira empresa de energia 100% renovável do Reino Unido com 39 parques eólicos onshore e 2 parques eólicos offshore. Cabe menção especial ao parque eólico offshore East Anglia ONE, localizado no Mar do Norte, que é, até o momento, o maior parque eólico da história da Iberdrola e um dos maiores do mundo desse tipo. Em construção está o East Anglia Three, que será o segundo maior do mundo, com um investimento de quase 4 bilhões de libras esterlinas.
Iberdrola, líder mundial em energias renováveis
Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 44.148 MW de energia limpa em operação em setembro de 2024.
Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.
Construção de um parque eólico 'offshore'
Tudo sobre a construção de parques eólicos 'offshore'
Evolução da energia eólica na Europa
O mercado eólico europeu cresceu muito nos últimos 25 anos. Saiba mais.
Fundações dos aerogeradores
Como os aerogeradores se sustentam no mar?
Você sabe o que é um PPA?
Um PPA é um acordo ou contrato de compra e venda de energia.