O grande impulso da energia eólica 'offshore' nos EUA

Consolidamos a energia eólica 'offshore' nos EUA com o projeto Vineyard Wind 1

Eólica offshore Estados Unidos

A Iberdrola lidera o desenvolvimento da energia eólica 'offshore' nos Estados Unidos com a aquisição de Vineyard Wind 1, que, com uma capacidade de 800 megawatts (MW), se tornará o maior parque eólico 'offshore' dos Estados Unidos e cujo desenvolvimento impulsionará o emprego local.

Bedford

O parque está localizado a 15 milhas ao sul de Martha's Vineyard e a 34 milhas ao sul da Península de Cape Cod.

Progresso nos Estados Unidos

Ícone de uma turbina eólica offshore.

O potencial de crescimento dos Estados Unidos em energia eólica offshore continua inabalável. Assim como se estabeleceu na produção de energia eólica e solar em terra nos últimos anos, o país agora está liderando o desenvolvimento da energia eólica offshore, com a meta de instalar 30 GW dessa tecnologia até 2030. Esse é um avanço capaz de criar novas oportunidades de emprego, impulsionar a energia limpa e mitigar as mudanças climáticas.

Ícone de uma folha em duas mãos.

O grupo Iberdrola, como um dos principais atores na promoção das energias renováveis nos Estados Unidos, está promovendo importantes iniciativas no país, como o projeto Vineward Wind 1. O complexo, que está previsto para entrar em operação em 2024, será o primeiro grande parque eólico offshore dos EUA e gerará energia eólica suficiente para cobrir a demanda de mais de 400.000 residências e empresas.

Ícone de um transportador marítimo de carga.

A logística para a construção do Vineward Wind 1, que começou a ser construído em novembro de 2021, é um desafio para o Grupo Iberdrola. A maioria dos componentes do nosso projeto Vineyard Wind virá do exterior, será montada aqui, implantada em barcaças e levada para o local do complexo, localizado a cerca de 15 milhas ao sul de Martha's Vineyard e 34 milhas ao sul da Península de Cape Cod.

Ícone de cinco pessoas.

Os geradores de turbina eólica Haliade-X da General Electric Renewable Energy, os mais potentes em operação até o momento, serão usados nesse projeto. Serão empregadas as maiores pás já vistas nos Estados Unidos, com cerca de 350 pés ou 110 metros de comprimento. Uma única rotação de uma turbina de 13 MW pode abastecer uma residência em Massachusetts por um dia inteiro.

Ícone de um globo e uma folha.

O Vineward Wind 1 será um projeto revolucionário que acelerará a transição para uma economia de energia limpa nos Estados Unidos. De fato, sua implementação evitará a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente a tirar 325.000 veículos das ruas.

Ícone de quatro mãos unidas.

Además, Avangrid, la filial de Iberdrola en EEUU, espera impulsar el mercado laboral local con la instalación de Vineward Wind 1 en aguas estadounidenses. El parque eólico marino creará 3.600 puestos de trabajo equivalentes a tiempo completo, y se garantiza que al menos 500 de los creados durante la fase de construcción del proyecto sean ocupados por personal local, sobre todo los trabajadores del puerto de New Bedford, que trasladarán los componentes necesarios por mar.

Além disso, a Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos EUA, espera impulsionar o mercado de trabalho local com a instalação do Vineward Wind 1 em águas norte-americanas. O parque eólico offshore criará 3.600 empregos equivalentes em tempo integral, e pelo menos 500 dos empregos criados durante a fase de construção do projeto serão preenchidos por funcionários locais, principalmente trabalhadores do porto de New Bedford, que transportarão os componentes necessários por via marítima.

Energia eólica offshore, chave para o crescimento da Iberdrola

Da mesma forma que o grupo Iberdrola foi pioneiro na promoção da energia eólica onshore há mais de duas décadas, atualmente a empresa lidera o desenvolvimento dessa tecnologia, uma das chaves para o crescimento da companhia. 

Dos 7.000 MW de energia eólica atualmente em construção ou garantidos com PPAs, mais de 5.500 MW (78,5 %) são projetos offshore. A Iberdrola já tem três grandes complexos offshore em operação: East Anglia ONE e West of Duddon Sands no Reino Unido (mais de 1.100 MW juntos) e Wikinger (350 MW) na Alemanha.

No último ano, a Iberdrola investiu em novas plataformas de crescimento em outros países, como Polônia, Suécia, Irlanda, Japão e Austrália, aumentando o tamanho do portfólio eólico offshore global do grupo para 31.700 MW.

Fonte: FT