Documentário sobre energia eólica offshore

'Unidos pelo vento', o lado mais social da energia eólica offshore

Emprego Projetos Iberdrola Eólica offshore

'Unidos pelo vento' é um documentário produzido pela Iberdrola que mostra o lado mais social do seu parque eólico offshore East Anglia ONE. Mais de vinte trabalhadores, tanto da companhia quanto de vários de seus fornecedores, comentam a importância que teve o trabalho em equipe, do companheirismo e do treinamento para implementar uma infraestrutura desta magnitude e complexidade, bem como sobre o efeito indutor que este projeto teve e tem nas economias locais. Você quer conhecê-los?

Um time variado, multidisciplinar, internacional e particularmente comprometido e orgulhoso de seu trabalho. É assim como são as pessoas que tornaram possível aquele que até a data presente é o maior parque eólico offshore construído pelo grupo Iberdrola: East Anglia ONE, em operação desde 2020. Para apresentá-los, a companhia produziu o documentário Unidos pelo vento, cujo lançamento coincidiu com a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP25).

"A chave do sucesso deste projeto é a equipe", afirmou Álvaro Martínez, diretor de Operações Offshore da Iberdrola. "O que faz com que um projeto como este seja real é o enorme esforço humano", assegurou Jonathan Cole, diretor-gerente de Energia Eólica Offshore da ScottishPower Renewables. "Pessoas diferentes, de várias nacionalidades, trabalhando juntas com o mesmo objetivo e na mesma direção", comenta Charlie Jordan, diretor do projeto de East Anglia ONE. "Todo o pessoal está comprometido com a companhia e com o projeto, e isso faz a diferença", explicou Natalia Planillo, responsável de Qualidade. São algumas das declarações que aparecem no documentário, as quais refletem o lado mais humano deste projeto. Em particular, elas expõem os benefícios sociais e econômicos da energia eólica offshore para as comunidades locais e, em geral, para a indústria.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

Existem milhares de pessoas que desempenham um trabalho profissional e dedicado, porque acreditam no que fazem. As empresas são as pessoas

Um percurso pelo projeto

O documentário faz um percurso pelos lugares mais significativos desta instalação renovável construída em águas do Reino Unido:

  • Os escritórios da ScottishPower em Londres, filial da Iberdrola no Reino Unido.
  • Bawdsey, Ipswich e Bramford, por onde passam os seis cabos subterrâneos, que se unem a outros dois que existem no fundo do mar, para conectar o parque eólico com a rede nacional britânica.
  • Lowestoft, onde se localiza a base de operações e manutenção, responsável pelo funcionamento diário.
  • O Lowestoft College, onde os trabalhadores recebem treinamento para operarem em alto mar.
  • Sestao, Avilés e Fene (Espanha), onde foram fabricadas as fundações para os aerogeradores.
  • O porto de Great Yarmouth, no qual se reuniram os diferentes componentes dos aerogeradores para depois montá-los em alto mar.
  • E o próprio parque East Anglia ONE, no Mar do Norte, a cerca de 50 quilômetros da costa do condado inglês de Suffolk.
East Anglia One
Instalaçao operacional

Projeto East Anglia ONE

Ubicación
Localização Mar do Norte (Reino Unido)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 714 MW
Inversión
Investimento 2,5 bilhões de libras
Puesta en marcha
Entrada em operação 2020
Ficha técnica do documentário 'Unidos pelo vento'.
Ficha técnica do documentário 'Unidos pelo vento'.

Após o sucesso da construção e da implantação do East Anglia ONE, o grupo Iberdrola construirá em águas britânicas o macrocomplexo eólico offshore East Anglia Hub, que agrupará três projetos com uma capacidade total instalada de 3.100 MW: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. As obras, cujo investimento é de 10 bilhões de libras, começarão em 2023 e durarão quatro anos.