Documentário sobre energia eólica offshore
'Unidos pelo vento', o lado mais social da energia eólica offshore
Emprego Projetos Iberdrola Eólica offshore
'Unidos pelo vento' é um documentário produzido pela Iberdrola que mostra o lado mais social do seu parque eólico offshore East Anglia ONE. Mais de vinte trabalhadores, tanto da companhia quanto de vários de seus fornecedores, comentam a importância que teve o trabalho em equipe, do companheirismo e do treinamento para implementar uma infraestrutura desta magnitude e complexidade, bem como sobre o efeito indutor que este projeto teve e tem nas economias locais. Você quer conhecê-los?
'Unidos pelo vento', um documentário da Iberdrola sobre East Anglia ONE. Locução do vídeo (Versão espanhola) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Um time variado, multidisciplinar, internacional e particularmente comprometido e orgulhoso de seu trabalho. É assim como são as pessoas que tornaram possível aquele que até a data presente é o maior parque eólico offshore construído pelo grupo Iberdrola: East Anglia ONE, em operação desde 2020. Para apresentá-los, a companhia produziu o documentário Unidos pelo vento, cujo lançamento coincidiu com a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP25).
"A chave do sucesso deste projeto é a equipe", afirmou Álvaro Martínez, diretor de Operações Offshore da Iberdrola. "O que faz com que um projeto como este seja real é o enorme esforço humano", assegurou Jonathan Cole, diretor-gerente de Energia Eólica Offshore da ScottishPower Renewables. "Pessoas diferentes, de várias nacionalidades, trabalhando juntas com o mesmo objetivo e na mesma direção", comenta Charlie Jordan, diretor do projeto de East Anglia ONE. "Todo o pessoal está comprometido com a companhia e com o projeto, e isso faz a diferença", explicou Natalia Planillo, responsável de Qualidade. São algumas das declarações que aparecem no documentário, as quais refletem o lado mais humano deste projeto. Em particular, elas expõem os benefícios sociais e econômicos da energia eólica offshore para as comunidades locais e, em geral, para a indústria.
Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola
Existem milhares de pessoas que desempenham um trabalho profissional e dedicado, porque acreditam no que fazem. As empresas são as pessoas
Um percurso pelo projeto
O documentário faz um percurso pelos lugares mais significativos desta instalação renovável construída em águas do Reino Unido:
- Os escritórios da ScottishPower em Londres, filial da Iberdrola no Reino Unido.
- Bawdsey, Ipswich e Bramford, por onde passam os seis cabos subterrâneos, que se unem a outros dois que existem no fundo do mar, para conectar o parque eólico com a rede nacional britânica.
- Lowestoft, onde se localiza a base de operações e manutenção, responsável pelo funcionamento diário.
- O Lowestoft College, onde os trabalhadores recebem treinamento para operarem em alto mar.
- Sestao, Avilés e Fene (Espanha), onde foram fabricadas as fundações para os aerogeradores.
- O porto de Great Yarmouth, no qual se reuniram os diferentes componentes dos aerogeradores para depois montá-los em alto mar.
- E o próprio parque East Anglia ONE, no Mar do Norte, a cerca de 50 quilômetros da costa do condado inglês de Suffolk.
Projeto East Anglia ONE
Após o sucesso da construção e da implantação do East Anglia ONE, o grupo Iberdrola construirá em águas britânicas o macrocomplexo eólico offshore East Anglia Hub, que agrupará três projetos com uma capacidade total instalada de 3.100 MW: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. As obras, cujo investimento é de 10 bilhões de libras, começarão em 2023 e durarão quatro anos.