Diretores

Armando Martínez Martínez

Diretor Executivo da Iberdrola

Engenheiro Industrial pela Universidade de Valladolid e diplomado em Alta Direção de Empresas pelo IPADE Business School.

Desenvolveu sua carreira profissional principalmente na Iberdrola, onde trabalhou nas divisões de Engenharia e Geração, e foi diretor-geral da empresa no México entre 2010 e 2014. De 2014 a 2016, ocupou o cargo de Diretor do Negócio Liberalizado do Grupo Iberdrola, até 2021 foi o Diretor de Negócios de Redes do Grupo Iberdrola e posteriormente ocupou o cargo de Diretor-Geral dos Negócios do Grupo Iberdrola.

   

 

José Sainz Armada

Diretor de Finanças, Controle e Desenvolvimento Corporativo (CFO) da Iberdrola

Bacharel em Direito e Administração de Empresas pelo Instituto Católico de Administração e Direção de Empresas (ICADE) da Universidade Pontifícia de Comillas de Madri e MBA pelo INSEAD de Fontainebleau (França).

Desenvolveu sua carreira profissional na J.P. Morgan, Argentaria Bolsa, Banco de Negocios Argentaria, Argentaria e BBVA.

Ingressou na empresa em 2002 e atualmente, entre outros cargos, é presidente da Iberdrola Inmobiliaria, S.A.U. e conselheiro da Avangrid, Inc., da ScottishPower Ltd. e da Neoenergia S.A.*

   

 

Santiago Martínez Garrido

Secretário Geral e do Conselho de Administração da Iberdrola S.A.

Bacharel em Direito pela Universidade Complutense, Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Barcelona com uma licenciatura em Administração de Empresas pelo Centro Universitario San Pablo CEU. Membro em licença de ausência do Corpo de Advogados do Estado e Advogados da Junta de Castela e Leão.

Desenvolveu sua carreira profissional como advogado da Junta de Castela e Leão, em Valladolid, e como Advogado do Estado nos Tribunais Superiores de Justiça da Catalunha e de Castela – La Mancha e no Ministério do Interior. Foi Diretor do Gabinete da Secretaria de Estado da Justiça e do Ministro da Justiça, além de membro de diversos conselhos de administração de empresas públicas e privadas.

Ingressou na empresa em 2004 e atualmente é Secretário Geral e Secretário do Conselho de Administração da Iberdrola S.A., conselheiro da Avangrid, Inc. e da Neoenergia S.A.

  

 

Sonsoles Rubio Reinoso

Diretora de Auditoria Interna e Riscos da Iberdrola

Graduada em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madri. Mestrado em Gestão de Seguros do ICEA e PDD pelo IESE. Possui certificações em: Auditoria Interna, Examinadora de Fraude, Compliance & Ética Profissional, Risk Management Assurance e Liderança profissional em Ética & Compliance. Ela é presidente do Instituto de Auditores Internos da Espanha desde junho de 2020.

Desenvolveu sua carreira profissional fundamentalmente na área de auditoria interna de entidades como Arthur Andersen, Repsol, Holcim (Espanha), S.A. até seu ingresso na Iberdrola em março de 2008, quando foi diretora de Auditoria Interna da Iberdrola Renovables. Em 2013, foi nomeada diretora de Compliance do Grupo Iberdrola até março de 2017. Atualmente, é diretora da área de Auditoría Interna.

Foi conselheira da Gamesa Corporación Tecnológica, S.A. (mais tarde, chamada de Siemens Gamesa Renewable Energy, S.A.) de 2012 a 2018, e, na Avangrid, desde abril de 2019 a abril de 2020. Ao longo de sua carreira, publicou artigos e participou como palestrante em diversas conferências nacionais e internacionais.

   

 

María Dolores Herrera Pereda

Diretora de Compliance da Iberdrola

Graduada em Direito e Ciências Econômicas e Administração de Empresas pelo Instituto Católico de Administração e Direção de Empresas (ICADE) da Universidade Pontificia de Comillas em Madri e Certified Compliance & Ethics Professional.

Desenvolveu sua carreira profissional na Arthur Andersen Asesores Legales y Tributarios (atual Garrigues), Santander Investment e Banco Santander até ingressar na Iberdrola em 2004 como responsável pelos Serviços Jurídicos da área de Desenvolvimento.

Foi professora na Universidade Pontificia de Comillas (ICADE) em Madri, Espanha.

 

 

 

* A A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.