Usos da água: hábitos recomendáveis

Por um consumo responsável da água: não a desperdice

Agua

Mais de 97% da água existente no planeta Terra é salgada. Dois terços da água doce estão retidos em geleiras e calotas polares. A maior parte do restante está no solo ou em aquíferos subterrâneos. Conclusão: resta muito pouca água disponível para os seres vivos.

USOS E PROJEÇÕES DO

CONSUMO DE ÁGUA

70%

19%

11%

Agricultura

Indústria

Doméstico

CONSUMO ACTUAL

2030

2050

%

USO DOMÉSTICO

382

900

772

+50,2

ENERGIA

470

828

766

+38,6

USO INDUSTRIAL

314

672

1.135

+72,3

AGRICULTURA

2.672

4.500

4.488

+40,5

TOTAL

3.838

6.900

7.161

+46,4

FONTE: Water Resources Group: OCDE; Citi Research. Análisis Panda Agriculture and water Fund.

 

Mais de 2 bilhões de pessoas (26% da população mundial) não têm acesso à água potável, sendo que 46% dos habitantes do planeta não possuem serviços de saneamento seguros, de acordo com a UNESCO em seu último relatório. O documento também prevê que, até 2050, mais de 1,5 bilhão de pessoas sofrerão com a escassez de água nas principais cidades. 

O aumento do uso da água industrial e doméstico

Organismos internacionais preveem que a demanda total de água duplicará até 2050, em função da crescente necessidade de uso da água na indústria e na agricultura, assim como pelo aumento de seu consumo doméstico, causado pelas massivas migrações do campo para a cidade. Atualmente, 3,9 bilhões de pessoas vivem em cidades. Até 2030, esse número chegará a 5 bilhões.

Nas últimas duas décadas, a quantidade de água doce disponível por pessoa foi reduzida em mais de 20%, com graves problemas no norte da África e no oeste e sul da Ásia. A problemática está aumentando principalmente nos países com maiores dificuldades econômicas, onde 74% da população rural não tem acesso à água potável, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a AgriculturaEnlace externo, se abre en ventana nueva. . É por isso que todos nós devemos usar água com responsabilidade e adotar hábitos que reduzam o consumo hídrico, como, por exemplo:

Click para ver video

Como fazer um uso correto da água?

Com hábitos simples conseguiremos reduzir consideravelmente o consumo de água e, ao mesmo tempo, usá-la da forma adequada:

 Fazer revisões periódicas nas torneiras de água, encanamentos e tubulações — internas e externas — da residência para evitar vazamentos.

 Utilizar sistemas de coleta de água da chuva para usá-la em instalações sanitárias ou para regar plantas etc.

 Coletar a água que sai do chuveiro enquanto esperamos que ela esquente para usá-la com outras finalidades.

 Instalar sanitários de baixo consumo. Se a descarga não for ecológica, colocar dentro dela uma garrafa cheia de areia.

 Não usar o vaso sanitário como cesto de papéis: cada vez que apertarmos a descarga, haverá um desperdício de 6 a 10 litros de água.

 Instalar aeradores nas torneiras para misturar ar com jatos de água. Essa medida pode representar uma economia de mais de 40% de água.

 Cobrir as piscinas, quando não forem utilizadas, para reduzir a evaporação da água.

 Lavar os veículos em locais projetados para tal finalidade.

Há anos, empresas e instituições estão pesquisando e implementando avanços tecnológicos significativos para assegurar o consumo responsável da água em espaços industriais e domésticos. Mas usar a água de forma sustentável é uma responsabilidade de todos. Como disse John Fitzgerald Kennedy, "quem solucionar o problema da água merecerá dois prêmios Nobel: o da Economia e o da Paz".

 Uso da água (*) Nota

 A Iberdrola e o ODS 6: água limpa e saneamento (*) Nota

   

 

 

 

(*) Disponível na versão em espanhol.

Modelo de economia circular no Grupo Iberdrola 

Na Iberdrola, trabalhamos para respeitar mais a natureza em nossas três áreas estratégicas de sustentabilidade: ação climática, proteção da biodiversidade e economia circular.

Por esse motivo, nosso modelo de negócio sustentável se baseia no modelo de economia circular, um sistema de aproveitamento máximo dos recursos no qual se prioriza a redução do uso de novas matérias-primas por meio da eficiência nos processos, da extensão da vida útil dos produtos e de um firme compromisso com a reutilização e a reciclagem de materiais.