Consumo da internet móvel 2018
Celular, a principal forma para se conectar em 2018
Cada vez mais, há linhas móveis no mundo. Os celulares têm mais funções, e as pessoas passam mais tempo interagindo com esse tipo de dispositivo. Apresentamos aqui os principais hábitos de consumo da Internet através do celular no mundo.
Em fevereiro de 2018, havia na Espanha 52.241.712 de linhas móveis*, quantidade que ultrapassa o número de habitantes na Espanha e que tende a aumentar. Os celulares concentram toda a atividade online dos espanhóis: 92,1% da população acessa a Internet através do celular, seguido por notebook, PC (desktop), tablet e televisão.
São os jovens que estão por trás desses valores. Foram eles que fizeram com que entrasse na moda o mobile first (primeiro o celular, em tradução para o português) quando passaram a utilizar esse dispositivo como seu principal canal de comunicação. Em 2018, a expectativa é que metade dos jovens entre 15 e 24 anos dedique de 90% a 100% do seu tempo de uso da internet com seu celular**.
Hábitos de consumo móvel e da internet no mundo
O caso da Espanha pode ser extrapolado para o mundo: há 7,476 bilhões de seres humanos no planeta, enquanto as linhas móveis já superam os 8,45 bilhões de unidades. Além disso, de acordo com os dados do relatório Digital In 2017 Global Overview, elaborado pela We Are Social e pela Hootsuite, a Espanha é o país com maior proporção de usuários de celular do mundo, seguida de Cingapura, Itália, Japão e Alemanha.
Uso do celular no mundo
Hábitos de consumo móvel e da Internet na Espanha
O que fazemos online pelo celular? A maioria dos espanhóis acessa o celular para consultar e-mail, usar serviços de mensagens instantâneas, acessar as redes sociais, ler notícias, assistir vídeos, fazer consultas bancárias, fazer upload de fotos e fazer compras.
Os espanhóis gostam cada vez mais de comprar online por conta da comodidade e rapidez: 8 em cada 10 internautas compraram algo pela internet no último ano. Os produtos mais comprados pela Internet são os seguintes:
- Eletrônica
- Roupa e complementos
- Passagens
- Hospedagem
- Ingressos para shows e eventos
Usuários de todo o mundo são tão dependentes dos dispositivos móveis que 61% dos pesquisados reconhecem que acessam seu celular em um intervalo de tempo de até cinco minutos depois de terem acordado ou que usam seu dispositivo, em média, 170 minutos (quase três horas) por dia.
O celular mudou nossa forma de agir, trabalhar e, é claro, de nos comunicar. Utilizamos o dispositivo indistintamente. Fazemos isso quando estamos inativos, assim como quando fazemos outras atividades como comprar, trabalhar, assistir televisão, conversar com outras pessoas... e, até mesmo, quando atravessamos a rua! Bem-vindo a nossas vidas.
* Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência.
** De acordo com o relatório da Sociedade Digital na Espanha 2017 da Fundação Telefônica.