Start-up challenge: Tecnologia wifi de sensores em centros de transformação
Premiamos a 'start-up' Alteria Automation, que integrará seus sensores avançados às redes inteligentes da nossa empresa de distribuição
PERSEO Start-up challenge Redes eléctricas GSGIH
A solução tecnológica da Alteria Automation foi a vencedora do Start-up Challenge: Tecnologia wifi de sensores em centros de transformação. Seu avançado sistema de sensores maximizará a segurança de nossos centros de transformação na Espanha em caso de qualquer incidente.
Equipe da Alteria Automation. Da direita para a esquerda: Mario Alfonso, Jose Vigil e Victor Alonso.
Start-up challenge: Tecnologia wifi de sensores em centros de transformação
A empresa espanhola de tecnologia Alteria AutomationEnlace externo, se abre en ventana nueva. (LinkedIn: @alteriaautomation) foi selecionada pela equipe do PERSEO no Start-up Challenge: Tecnologia wifi de sensores em centros de transformação. Como prêmio, a start-up terá a oportunidade de integrar sua avançada tecnologia de sensores nas redes inteligentes da i-DE, nossa empresa de distribuição, para contribuir com a prevenção de problemas típicos em centros de transformação: danos em equipamentos de energia, incêndios, vazamentos, inundações ou falhas de isolamento. A solução vencedora oferecida por esta empresa, desenvolvedora e fabricante de sensores inteligentes para a manutenção preditiva industrial, não conta somente com sensores elétricos, mas também sensores acústicos, térmicos, de gás ou de partículas.
Contexto do desafio
A Iberdrola possui mais de 400.000 centros de transformação (CT) distribuídos nos seguintes países: Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha. Esses centros armazenam mais de 1,5 milhão de transformadores de distribuição de média a baixa tensão construídos e controlados para fornecer um serviço de alta qualidade e confiabilidade para um total de 31 milhões de pontos de fornecimento elétrico.
A digitalização da rede nos permite contar com novos equipamentos de tecnologia wifi de sensores nos CT para monitorar as condições da instalação e dos equipamentos críticos tais como celas de média tensão, transformador de média-baixa tensão, quadro para baixa tensão e os próprios equipamentos digitais. Estas informações permitem realizar uma manutenção preventiva, detectar falhas, evitar situações de perigo e antecipar possíveis panes e incidências.
Os novos equipamentos de digitalização estão sendo projetados com capacidade para instalar os novos sensores com arquitetura Plug&Play e com possibilidade de conexão wifi.
Descrição do desafio
Neste contexto, a Iberdrola, com seu Programa de start-ups PERSEO, está buscando soluções que permitam a detecção precoce de incidências nas instalações e nos equipamentos por meio de sensores Plug&Play comunicados pelo protocolo Zigbee no centro de transformação. O objetivo é reduzir o impacto no fornecimento e nas próprias instalações de incidências.
A tecnologia wifi de sensores poderá ter um propósito que abarque muitos aspectos: fumaça, CO2, umidade, inundações, aperto de terminais de conexão, intrusão, tensão/corrente… etc. Também poderá ter como base câmeras óticas e/ou termográficas. Além da tecnologia wifi de sensores, a solução também deverá propor o processamento dos dados e o gerenciamento de alarmes.
O desafio avaliará a inclusão das tecnologias relacionadas à Edge Computing, sensores infravermelhos térmicos, IoT, Inteligência Artificial, Computer Vision e Plug&Play, entre outras.
Do mesmo, também serão levados em conta:
-
A capacidade de identificação precoce de incidências graves: inundações, fogos, intrusões, segurança passiva (aterramentos), etc.
-
A maturidade, confiabilidade e escalabilidade da solução, incluindo hardware (sensores) e software/processos algorítmicos, tanto para o gerenciamento dos equipamentos quanto para o processamento de dados para a criação de avisos.
-
A simplicidade de instalação (Plug&Play), da manutenção, assim como sua autonomia (baixo consumo/autoalimentação).
-
A integração com o sistemas de monitoramento atuais (RTU BT / Zigbee).
-
O custo total, tanto inicial como recorrente.
-
A aplicação em outros ativos energéticos como subestações e linhas aéreas.
O desafio é lançado no âmbito do novo centro de inovação de redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub. A Iberdrola pretende que o Hub se torne uma referência mundial em redes inteligentes através da colaboração aberta e do coworking entre técnicos de sua empresa de distribuição elétrica da empresa i-DE, fornecedores, start-ups e diferentes organizações de todo o mundo.
A equipe de especialista do Negócio de Redes da Iberdrola será a responsável pela seleção da solução ou soluções inovadoras que possibilite/m a identificação precoce de incidências nos centros de transformação.
O prêmio
O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou com qualquer outra empresa do Grupo, que assumirá os custos das referidas atividades e fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como um ambiente e dados reais para testar a solução, proporcionando-lhe acesso aos equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com especialistas técnicos da área de Redes da Iberdrola.
Além disso, será diretamente incluído como colaborador no processo de adesão ao Global Smart Grids Innovation Hub, podendo se beneficiar dos serviços, atividades e recursos que estejam à disposição no GSGI Hub.
Se o ensaio ou teste de conceito for bem-sucedido, a Iberdrola poderia oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução, adotando-a através de acordos comerciais. O programa PERSEO também poderia considerar a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na solução vencedora do desafio.
Bases legais [PDF] External link, opens in new window. Enlace externo, se abre en ventana nueva