Start-up challenge:
Smart worker e segurança no trabalho em redes

Tecnologia para melhorar a segurança de nossos colaboradores em infraestruturas de rede elétrica

No programa PERSEO, buscamos soluções tecnológicas inovadoras para equipar e proteger os trabalhadores de campo em operações de transmissão e distribuição elétrica.

A Iberdrola é uma das principais companhias de energia do mundo, possui um quadro de mais de 41.000 colaboradores e trabalha com mais de 22.000 empresas fornecedoras. A empresa se dedica à geração, distribuição e comercialização de eletricidade, e conta com um número considerável de colaboradores que executam trabalhos de campo em condições diversas, as quais, às vezes, podem ser potencialmente perigosas.

A Iberdrola possui mais de 400.000 subestações e centros de transformação nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha, e mais de 260.000 km de linhas elétricas só na Espanha. Com o intuito de manter esses ativos em condições operacionais excelentes, é fundamental realizar a manutenção periódica da infraestrutura elétrica e gerenciar com eficiência a resolução de incidentes causados por fatores externos, como é o caso das condições meteorológicas adversas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Todos esses trabalhos são realizados em conformidade com os procedimentos de prevenção da Iberdrola e visam garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que participam dessas atividades, uma vez que podem existir riscos associados a trabalhos próximos a elementos energizados e em altura. 

A busca pela melhoria contínua em termos de prevenção começa em nível governamental, com os decretos reais espanhóis que regulamentam todos os aspectos referentes ao trabalho em ambientes industriais: uso de EPIs, trabalho em altura, distâncias de segurança, requisitos mínimos para a proteção e segurança dos trabalhadores contra riscos elétricos, etc.

A Iberdrola repercute essas normas nos manuais operacionais/técnicos, nos quais são indicadas as ações a serem tomadas em cada situação, promovendo sempre o princípio das “5 regras de ouro”. Além disso, a Iberdrola possui um amplo inventário de equipamentos de proteção individual que são disponibilizados ao seu pessoal, um processo 100% digitalizado que permite um gerenciamento integral do ciclo de vida.

Os avanços tecnológicos atuais, como a inteligência artificial, a computação em nuvem, o edge computing, a Internet das Coisas (IoT), a conectividade 5G e a realidade virtual/aumentada, estão transformando o modo como os trabalhadores trabalham. Além de melhorarem a capacidade de processamento, a eficiência e a produtividade, essas tecnologias também oferecem soluções avançadas para que a prevenção no local de trabalho atinja um nível superior.

No Global Smart Grids Innovation Hub, vários testes foram realizados para integrar essas tecnologias no âmbito da segurança e da prevenção, por exemplo: tecnologia de sensores em EPIs ou detecção de campo de tensão, em que a industrialização de algumas dessas soluções representa um desafio. Por essa razão, a prioridade será dada àquelas soluções que sejam eficientes e possam ser integradas às operações normais de campo, garantindo níveis adequados de maturidade industrial.

Descrição do Challenge

Com o nosso programa de start-ups PERSEO, lançamos um desafio em busca de soluções focadas no desenvolvimento e na implementação de soluções tecnológicas inovadoras destinadas a melhorar a segurança dos trabalhadores de campo, com ênfase no possível impacto de qualquer uma das atividades de um trabalho ( visita prévia, desenergização, inspeções etc.). Para o desenvolvimento de soluções, devem ser levadas em conta as regulamentações internas e governamentais (decretos-reais espanhóis) aplicáveis a cada caso.

Entre outros, serão considerados os aspectos ligados aos seguintes pontos:

Tecnologias de Prevenção:

  • Equipamentos de Proteção Inteligentes: sensores portáteis que monitorem o trabalhador em tempo real, avisando sobre possíveis incidentes e/ou acidentes.
  • Proteger as áreas de trabalho: desenvolver ferramentas que, com o uso da tecnologia, possam controlar o acesso a áreas de trabalho com risco potencial.

Monitoramento e resposta:

  • Monitorização: Implemente um sistema de monitoramento centralizado que receba dados em tempo real de sensores e wearables, permitindo uma resposta rápida em caso de incidentes.
  • Protocolos: estabelecer protocolos de emergência que sejam claros e acessíveis por meio de dispositivos móveis, garantindo que os trabalhadores possam pedir ajuda imediatamente.

Procedimentos e cumprimento:

  • Procedimentos: aplicar as normas internas e governamentais, assim como os procedimentos e manuais técnicos e operacionais específicos para cada caso.
  • Regulamentação: aplicação de normas internas e governamentais, bem como procedimentos e manuais técnicos e operacionais especificamente para cada caso.

A solução proposta deve satisfazer os seguintes objetivos:

  • Otimização de trabalhos: o objetivo é melhorar o trabalho em redes na área de segurança, implementando soluções ergonômicas, maduras e simples para manter um ambiente de trabalho seguro e eficiente.
  • Mais conscientização e mais treinamento: é primordial aumentar a conscientização e o treinamento dos trabalhadores em relação às questões de segurança. 
  • Implementação de tecnologias inovadoras: a utilização de tecnologias inovadoras é fundamental para melhorar a segurança no trabalho. Essas tecnologias devem poder servir de modelo para outras empresas do setor, demonstrando sua eficácia e eficiência

Start-up challenge:

Smart worker e segurança no trabalho em redes

  • março
  • abril
  • maio
  • junho

março

31 de março

Lançamento do desafio

Início envio de propostas

  • Icono Envio de solicitações recebidas semanalmente
  • Icono Pré-filtragem de propostas pela área de negócio
  • Icono Interação com o fornecedor externo para resolver dúvidas

maio

11 de maio

Fim envio de propostas

maio

12 de maio

Início análise e seleção dos vencedores

  • Icono Análise das propostas recebidas com base nas informações do formulário e nos critérios de avaliação
  • Icono Reuniões de esclarecimento com as start-ups
  • Icono Elaboração de um shortlist

junho

16 de junho

Fim da análise das propostas

  • Icono Seleção do vencedor
  • Icono Anúncio dos vencedores em Iberdrola.com e noutros meios de comunicação

junho

17 de junho

Início definição de pilotos e implementação

  • Icono Definição do âmbito e da localização
  • Icono Preparação da oferta e emissão da ordem
  • Icono Reunião de lançamento do projeto (KOM) e lançamento da prova de conceito (PoC)
  • Icono Análise dos resultados
  • Icono Análise dos investimentos e relações comerciais

Prêmio

O desafio é lançado no âmbito do novo centro de inovação de redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub, uma referência mundial em redes inteligentes, por meio da colaboração aberta e do Co-Working entre técnicos do i-DE, fornecedores, Startups e diferentes organizações de todo o mundo.

A equipe de especialistas do negócio de Redes da Iberdrola será responsável por selecionar a solução ou soluções inovadoras que permitam a integração e a demonstração de ambientes cibernéticos seguros.

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou com qualquer outra empresa do Grupo, que assumirá os custos das referidas atividades e fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como um ambiente e dados reais para testar a solução, proporcionando-lhes acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com especialistas técnicos da área de Redes da Iberdrola.

Além disso, será diretamente incluído como colaborador no processo de adesão ao Global Smart Grids Innovation Hub, podendo beneficiar-se dos serviços, atividades e recursos que estejam à disposição no GSGI Hub.

Se o ensaio ou teste de conceito for bem-sucedido, a Iberdrola poderá oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução, adotando-a através de acordos comerciais. O PERSEO também poderia considerar a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na solução vencedora do desafio.

 Bases legais [PDF]

Tire suas dúvidas sobre o desafio

O que é o GSGIHub?

O desafio é lançado no contexto do novo centro de inovação em redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub. A Iberdrola transformará o Hub em uma referência mundial em redes inteligentes, promovendo a colaboração aberta e o co-working entre técnicos da i-DE, fornecedores, start-ups e diversas organizações ao redor do mundo.

Por que a Iberdrola e o Perseo são os parceiros certos para minha empresa?

A Iberdrola não é estranha ao trabalho com startups e start-ups: nos últimos dois anos, o Grupo lançou mais de 22 Start-up Challenges para abordar questões urgentes nas redes energéticas atuais.
 
Trabalhar com a Iberdrola apresenta uma oportunidade única: vencer este Desafio irá recompensá-lo com a assinatura de um acordo de colaboração para o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (PoC). O PoC será desenvolvido em colaboração com os especialistas técnicos da Renewables. Além disso, o PERSEO cobre os custos das atividades piloto e fornece o suporte técnico necessário, dando-lhe acesso a infraestruturas e dados reais para testar sua solução. Além disso, o PERSEO pode considerar investir em sua solução.

Quais são os principais benefícios do desafio para mim?

  • Acordo de Colaboração e Teste Piloto: O prêmio para o vencedor consiste em um acordo de colaboração e teste com o PERSEO ou qualquer outra empresa do grupo Iberdrola. O grupo apoiará o custo das atividades piloto.
  • Acesso a todas as áreas: A Iberdrola fornecerá ao vencedor todo o suporte técnico necessário, bem como uma localização e dados reais para testar a solução. Isso inclui acesso a equipamentos, equipamentos, infraestrutura, locais de alta tecnologia e espaços de trabalho compartilhados.
  • Escale sua tecnologia: Se o teste piloto for bem-sucedido, a Iberdrola poderá oferecer ao vencedor a oportunidade de escalar a solução adaptando-a por meio de acordos comerciais.
  • Investimento: Além disso, o PERSEO considerará investir na empresa participante e/ou na vencedora do desafio.

Quem analisará as propostas?

A equipe de especialistas do setor de Redes da Iberdrola será responsável por selecionar a solução ou soluções inovadoras, ou também pela criação de uma aliança estratégica específica que ajude a acelerar o lançamento de novas iniciativas relacionadas com a segurança no trabalho de campo.

Como serão avaliadas as inscrições?

Na avaliação das propostas, a Iberdrola considerará, entre diversos fatores, os seguintes critérios de valor:

  • A maturidade, confiabilidade e escalabilidade da solução.
  • A integração com os atuais sistemas de monitoramento.
  • O custo total, tanto inicial quanto recorrente.
  • Possíveis usos adicionais da tecnologia empregada.

Quem pode participar do desafio?

Empreendedores, start-ups, pesquisadores, especialistas e inovadores capazes de escalar suas soluções e negociar parcerias e contratos comerciais em conjunto com uma empresa com alcance global. 

Posso enviar mais de uma proposta?

Você pode enviar mais de uma proposta, apenas certifique-se de enviar um formulário de solicitação para cada proposta.

Para perguntas que não estão aqui ou para obter mais informações, com quem devo entrar em contato?

Envie um e-mail diretamente para a seguinte conta: IberdrolaChallenge@iberdrola.es