Start-up challenge: Projetos de transição energética nas Astúrias
Buscamos iniciativas empresariais para promover uma transição energética justa e colaborativa nas Astúrias
A Iberdrola está acelerando seu compromisso com o desenvolvimento de uma economia verde na região espanhola das Astúrias, que se prepara para se tornar um importante centro de industrialização e emprego, promovendo novos investimentos em energias renováveis e mais contratos adjudicados ao tecido industrial local relacionados com setores do futuro.
O plano de recuperação verde da Iberdrola para as Astúrias também contava com o lançamento de uma Plataforma de Inovação Cidadã para canalizar iniciativas de empreendimento em termos de inovação para a transição energética, atuando como uma ferramenta para acelerar os processos de colaboração entre cidadãos, entidades públicas e empresas.
Plataforma de Inovação Cidadã e SODECO
A Plataforma nasceu em setembro de 2020 e é uma iniciativa aberta que promove e facilita a colaboração entre cidadãos, entidades públicas e empresas, com o objetivo de promover uma transição justa nos territórios que estão tramitando processos de fechamento das usinas a carvão da Iberdrola. Também visa estimular uma transformação sistêmica e sustentável do modelo socioeconômico desses territórios.
A Plataforma segue uma metodologia de trabalho baseada na escuta, na criação conjunta e na construção de um portfólio experimental, cujo objetivo é identificar áreas de oportunidade e capacidades existentes no território, conectá-las entre si, e assim catalisar a transformação do modelo social e produtivo da área em direção à sustentabilidade. Atualmente, estamos analisando em profundidade iniciativas concretas e interligadas na região do Valle del Nalón e realizando sessões de trabalho para a conexão de iniciativas.
Por outro lado, a SODECOLink externo, abra em uma nova aba. (Sociedad para el Desarrollo de las Comarcas Mineras, S.A, em seu nome em espanhol) visa contribuir para a diversificação da estrutura econômica da região central de mineração asturiana, apoiando a criação de empresas ou o fortalecimento das já existentes, o que promove o empreendedorismo e a criação de empregos alternativos à mineração em sua área de atuação. Desde sua incorporação em 1988, a SODECO participou de mais de 160 projetos nas regiões centrais de mineração asturiana, com um investimento total de mais de 450 milhões de euros, que inicialmente geraram mais de 3.400 empregos.
Em 2020, lançou um novo programa inovador de mentoria, o HUB LaC6Link externo, abra em uma nova aba. , para apoiar e financiar novos projetos empresariais. Essa nova ferramenta nasce da iniciativa de atrair, orientar e financiar novos modelos de negócios, criando um espaço de trabalho próximo e cooperativo em cinco setores principais como, por exemplo, agroalimentação, audiovisual, turismo, recursos naturais e energia e nanotecnologia.
Descrição do desafio
A SODECO e a Iberdrola, através do PERSEO, programa internacional de start-ups da Iberdrola, pretende identificar novos projetos empresariais na região de Langreo, Valle del Nalón (Astúrias) relacionados com o setor energético e a sustentabilidade - soluções de eficiência energética, autoconsumo, mobilidade sustentável, etc. Smart Cities, geração fotovoltaica e economia circular - com o objetivo de analisar as possibilidades de impulsioná-los e apoiá-los, acelerando, assim, a transição energética na região.
As propostas recebidas serão analisadas pelo programa PERSEO e pela SODECO, que avaliarão entre outras exigências:
- Impacto na descarbonização e eletrificação da economia.
- Maturidade e escalabilidade do projeto.
- Viabilidade e sustentabilidade do plano de negócios.
- Impacto sobre a região.
- Localização no município de Langreo (Astúrias).
- Conexão com iniciativas identificadas na Plataforma de Inovação Social
A equipe composta por especialistas do PERSEO e da SODECO será responsável pela seleção do(s) projeto(s) que satisfaçam os requisitos da convocação.
O prêmio
O prêmio será um acordo de claboração com o PERSEO ou com qualquer outra empresa pertencente ao Grupo Iberdrola.
SODECO, Perseus e/ou a outra empresa pertinente:
-
Eles fornecerão ao vencedor apoio técnico e financeiro, permitindo o acesso a financiamento, equipamentos, dispositivos, infra-estrutura, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto..
-
Darão ao vencedor acesso a um ambiente real no qual seja possível desenvolver seu projeto.
O programa PERSEO e a SODECO, após a primeira fase incluída nos pontos anteriores, e confirmando a viabilidade do projeto, poderiam investir conjuntamente com o Participante e/ou vencedor do desafio através de seus próprios recursos de investimentoa.
O prazo para inscrições foi entre 3 de fevereiro e 28 de fevereiro de 2023. O vencedor foi anunciado em março de 2023.
Bases legais [PDF] External link, opens in new windowEnlace externo, se abre en ventana nueva