Iberdrola desafio rural: Start-up-villages
Bosque busca cidade onde possa crescer
Cerdedo-Cotobade em Pontevedra, Liérganes em Cantabria e Muelas del Pan e San Cebrián de Castro em Zamora são os quatro vilarejos vencedores do desafio "Inovação e sustentabilidade nas áreas rurais", uma iniciativa realizada pela Iberdrola em colaboração com a Start-up Olé e com o apoio da Comissão Européia. Este é um programa pioneiro para promover a recuperação de espaços naturais em áreas despovoadas da Espanha e de Portugal através da conversão de terras queimadas ou desertas em florestas.
Inovação para reflorestar vilarejos na Espanha e Portugal
O desafio "Inovação e sustentabilidade nas áreas rurais" pretende atrair investimentos, criar empregos e gerar projetos nas zonas rurais que garantam uma melhor qualidade de vida e serviços para os habitantes dessas áreas. Aberto a todos os municípios com menos de 15.000 habitantes na Espanha e em Portugal, o programa avaliará a sustentabilidade, o empreendedorismo e a estratégia de inovação dos candidatos, com especial atenção ao incentivo às energias renováveis e à descarbonização de sua atividade econômica.
Para promover esta iniciativa, o programa internacional de start-ups Iberdrola - PERSEO tem o apoio da Comissão Europeia e seu plano estratégico " A long-term vision for the EU’s rural areas" através da plataforma REInA (área de Inovação Rural Europeia, em suas siglas em inglês), promovida pela Universidade de Salamanca e gerenciada pela Start-up Olé.
Objetivos do desafio rural "Startup village”
-
Identificação de vilarejos comprometidos com a sustentabilidade nos quais realizar o reflorestamento com CO2 Resolution.
-
Uso sustentável de terras rurais e públicas para o aumento da biodiversidade, redução de emissões e captura de CO2
-
Apoio na criação de novas oportunidades de trabalho relacionadas à sustentabilidade (reflorestamento) em zonas rurais.
Requisitos de participação
Para participar, cada área rural (referida no programa como "Startup Village") tinha que se registrar fornecendo dados que provassem sua conexão e compromisso com a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade.. Esta seção levou em conta o número de start-ups e empreendedores associados a cada Startup Village, a atividade de inovação e empreendedorismo municipal (por exemplo, espaços de coworking, eventos, matchmaking, etc.) e a estratégia e o plano de inovação e sustentabilidade existentes, incluindo subsídios e apoio público.
A vila também teve que compartilhar informações gerais e relevantes sobre o município, como o número de habitantes, uma descrição de sua atividade comercial e empresarial, amostras de iniciativas anteriores inovadoras, empreendedoras e sustentáveis e provas de terrenos recentemente reflorestadas ou que serão reflorestadas (de preferência de propriedade do município).
Premio para el pueblo o los pueblos seleccionados
-
Reforestación de terrenos públicos municipales por parte de Iberdrola
-
Promoción de la generación de empleo local
-
Incremento del capital natural del municipio
-
Posible implementación de soluciones innovadoras para digitalización y monitorización del bosque y la captura de CO2
-
Acceso preferencial a la implementación de otras iniciativas sostenibles de la mano de Iberdrola con soluciones Smart
O prazo para inscrições foi entre 1 de janeiro e 31 de março 2022. O vencedor foi anunciado em abril de 2022 e foi implementado entre abril e dezembro de 2022.
Apuesta de Iberdrola por la sostenibilidad PUESTA DE IBERDROLA POR LA SOSTENIBILIDAD
Iberdrola será responsável pelo reflorestamento das terras de Cerdedo-Cotobade em Pontevedra, Liérganes em Cantabria e Muelas del Pan e San Cebrián de Castro em Zamora, as quatro cidades vencedoras do desafio através do plantio seletivo com zangões e sementes inteligentes, que serão implementadas pela CO2 Revolution. Todo o plantio será feito com espécies nativas e diversas, não apenas árvores, para garantir a origem de ecossistemas inteiros que promovam a biodiversidade.
Con esta iniciativa, Iberdrola contribuye a impulsar la compensación de emisiones de CO2, reduciendo su huella de carbono, así como a la creación de nuevas oportunidades en estas zonas rurales. El proyecto permitirá la recuperación de espacios naturales y su dinamización, ya que el desarrollo de diversos entornos forestales fomentará su uso recreativo y turístico y contribuirá a luchar contra la despoblación con la generación de empleo local.
La reforestación es una de las mejores herramientas de mitigación y adaptación al cambio climático. Gracias a su Programa Arboles, la compañía se ha fijado promover la plantación de 20 millones de árboles durante esta década, que capturarán aproximadamente 6 millones de toneladas de CO2 en 30 años. Esta absorción de dióxido de carbono supondría neutralizar las emisiones de un coche que diera 116 vueltas a la Tierra.