Start-up challenge: Decarbonização e electrificação do setor agrícola e pecuário

Buscamos soluções inovadoras para a eletrificação do campo e a promoção das energias renováveis nas áreas rurais

Start-up challenge

O programa de start-ups da Iberdrola - PERSEO -, - em colaboração com a Associação Agrária de Jovens Agricultores (ASAJA) e a WOLARIA, busca soluções tecnológicas que permitam a descarbonização e eletrificação do setor agropecuário.

Start-up Challenge: Descarbonização e eletrificação do setor agrícola e pecuário
Os vencedores assinarão um acordo de parceria e poderão testar seu projeto junto a PERSEO.

A Iberdrola integra como parte essencial de sua estratégia a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, tornando plenamente compatíveis o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio do meio ambiente e o compromisso de alcançar a plena preservação da biodiversidade até 2030.

Entre 2022 e 2023 Iberdrola realizou mais de 1.600 ações de proteção da biodiversidade, combinando o desenvolvimento de projetos em energias renováveis com a conservação da diversidade da flora e da fauna e os cuidados do patrimônio natural. Também estabeleceu um objetivo de reflorestamento que chegará a 20 milhões de árvores no final da década, o que permitirá capturar aproximadamente seis milhões de toneladas de CO2 em 30 anos.

Descrição do desafio

Iberdrola, através de seu programa start-ups, PERSEO, e em colaboração com ASAJA e WOLARIAEnlace externo, se abre en ventana nueva. , busca soluções inovadoras que permitam a descarbonização e eletrificação do setor agropecuário, promovendo a difusão das energias renováveis nas áreas rurais e a eletrificação do meio rural.

O objetivo do desafio é promover e apoiar a agricultura e a pecuária com emissões zero através da implementação de soluções de eficiência energética, autoconsumo, mobilidade sustentável, etc. Além de outras medidas em favor da biodiversidade, captura de CO2, economia circular e a promoção de novos fertilizantes com emissão zero. 

 

Assim, o desafio será dividido em 5 categorias:

  1. Medidas de eficiência energética e autoconsumo: Redução das emissões do uso de energia para, entre outros, ar condicionado agrícola, irrigação e outros processos mecanizados em áreas rurais. 
  2. Mobilidade sustentável e eletrificação do maquinário agrícola: Redução das emissões provenientes do uso de combustíveis para mobilidade e trabalho agrícola.  
  3. Captura de CO2 e melhora da biodiversidade: Soluções que permitem o sequestro de CO2 nos solos e a geração de créditos de carbono.
  4. Economia circular e emissão de metano: Soluções e modelos de negócios que permitem o gerenciamento de emissões zero de resíduos agrícolas e pecuários, bem como de emissões de processos digestivos de animais, com o objetivo de obter produtos neutros em carbono.
  5. Fertilizantes zero emissões: Redução de emissões associadas a fertilizantes sintéticos.

 

Para a seleção das melhores propostas, os seguintes requisitos, entre outros, serão levados em consideração: 

  • Grau de eletrificação da proposta (se for o caso), emissões associadas e respeito ao meio ambiente.

  • Maturidade, confiabilidade e escalabilidade da solução. 

  • Simplicidade de instalação e operação da solução.

  • Custo de investimento e operação da solução. 

  • Otimização dos custos atuais.

  • O grau de maturidade estratégica da empresa. 

Uma equipe composta por especialistas da Iberdrola, ASAJA e WOLARIAEnlace externo, se abre en ventana nueva.  será responsável pela seleção da(s) solução(ões) inovadora(s) que permitirá(ão) a descarbonização e eletrificação dos setores agrícola e pecuário. 

O prêmio

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste como programa PERSEO ou com qualquer outra empresa do Grupo, que assumirá os custos das referidas atividades e fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como um ambiente e dados reais para testar a solução, proporcionando-lhe acesso aos equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto.

Se o ensaio ou teste de conceito for bem-sucedido, a Iberdrola pode oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução, adotando-a através de acordos comerciais.

O programa PERSEO também poderia considerar a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na solução vencedora do desafio.

Além disso, a start-up terá a opção de receber consultoria estratégica e de mercado do Instituto de Competitividad de Castilla y LeónLink externo, abra em uma nova aba.Enlace externo, se abre en ventana nueva.  no âmbito de seu programa WOLARIAEnlace externo, se abre en ventana nueva. .

O prazo para inscrições foi entre 9 de junho e 10 de julho de 2022. O vencedor foi anunciado em agosto de 2022. 

 Bases legais [PDF]Enlace externo, se abre en ventana nueva. 

Sobre o Instituto para la Competitividad Empresarial da junta de Castilla y León (Instituto para a Competitividad Empresarial da junta de Castilla y León)

A Junta de Castilla y León através do Instituto para a Competitividad Empresarial (ICE)Enlace externo, se abre en ventana nueva.  trabalha para fortalecer o tecido empresarial na Comunidade, com apoio e financiamento para o empreendedorismo, crescimento e investimento em empresas, I+D+i, internacionalização e a busca de terrenos empresariais. Ela também oferece um serviço abrangente aos empresários e conta com WOLARIAEnlace externo, se abre en ventana nueva. , a aceleradora de startups da região, que promove negócios com alto potencial de crescimento.

Para facilitar a chegada ao mercado de startups, a ICE lançou seu programa WOLARIAEnlace externo, se abre en ventana nueva.  Innovación Abierta, que pretende resolver os desafios dos setores e entidades de referência da região. Este é o contexto da aliança com a IBERDROLA e o lançamento deste desafio.