'Start-up challenge': Monitoramento de aerogeradores

Sensores para melhorar o monitoramento dos parques eólicos

A start-up espanhola XmartSense venceu o challenge de Monitoramento de aerogeradores com um sensor sem fio e autoalimentado, que é capaz de medir temperatura, umidade, pressão, entre outros elementos, para melhorar os sistemas de monitoramento em parques eólicos.

O vencedor assinará um acordo de colaboração e poderá testar seu projeto.
O vencedor assinará um acordo de colaboração e poderá testar seu projeto.

Parte do compromisso da Iberdrola com o desenvolvimento da energia eólica se assenta na procura constante de uma maior eficiência e na redução dos custos de exploração e manutenção para aumentar a competitividade. Neste sentido, os sistemas de monitoramento de turbinas eólicas e da infraestrutura elétrica associada são peças essenciais para prolongar a vida útil dos parques.

A start-up espanhola Xmart Connectivity Solutions (XmartSense) desenvolveu a solução vencedora do challenge de Monitoramento de aerogeradores, que será testada juntamente com o Programa internacional de start-ups da Iberdrola - PERSEO: um sensor, sem fio e autoalimentado, que pode medir a temperatura ambiente ou do fluido, a umidade relativa, a pressão, a concentração de gás, a posição espacial, etc.

Esse sensor pode ser aplicado para detecção acústica, temperatura dos rolamentos do rotor, medição do torque, controle das vibrações e medição do desgaste nos dentes das engrenagens. Graças à impressão 3D a plataforma é flexível, podendo ser facilmente adicionados e combinados novos sensores, o que permite ser adaptada a diferentes cenários.

Preenche assim o principal requisito: soluções que podem ser implementadas de forma rápida, fácil e econômica nos parques mais antigos.

Que tipo de soluções procuramos?

O desafio buscava soluções inovadoras e competitivas de monitoramento de turbinas eólicas que cumprissem os seguintes requisitos:

 Que sejam soluções ou sensores de baixo custo.

 Que sejam de baixa potência ou autoalimentadas.

 Que possam ser implantadas em parques já em funcionamento com turbinas de diferentes fornecedores. Serão consideradas de forma especial: a rapidez de instalação e que as modificações que envolvam sejam as mínimas possíveis no hardware existente.

 Que tenham poucas exigências de cabeamento — potência/comunicações —. Os sensores sem fio e autônomos — que não precisam de alimentação externa — serão avaliados de forma positiva.

 Que utilizem protocolos de transmissão de dados wireless para longas distâncias (como LoraWAN) que permitam a coleta de dados centralizada na subestação ou na base de operações e manutenção.

 Que disponham de processamento de dados On-edge para reduzir a largura de banda exigida para a transmissão dos dados.

 Que tenham interfaces abertas para o processamento posterior e envio dos dados brutos.

 Que sejam sensores multifuncionais e que combinem, por exemplo, dados de temperatura, pressão, umidade e vibrações triaxiais.

O prazo para inscrições foi entre 1 de julho e 15 de setembro de 2020. O vencedor foi anunciado em outubro de 2020. 

Qual é o prêmio?

 O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com a PERSEO e/ou com qualquer outra empresa do grupo Iberdrola. A PERSEO ou a empresa subscritora assumirão os custos de ditas atividades e proporcionarão ao ganhador o suporte técnico necessário, bem como um ambiente e dados reais para testar a solução. Também serão fornecidos: acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, localizações de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto.

 Se o ensaio ou teste de conceito for satisfatório, a Iberdrola poderá oferecer ao participante a oportunidade de aumentar a escala da solução, adotando-a por meio de acordos comerciais.

 Além disso, a PERSEO poderia considerar investir na empresa participante e/ou na solução ganhadora do desafio.
 

 Bases legais [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.