'Start-Up' Challenge: Limpieza panéis fotovoltaicos
Quatro empresas foram vencedoras do desafio para melhorar a limpeza de painéis solares
Quatro companhias foram ganhadoras do segundo Start-up Challenge convocado pela Iberdrola: Limpeza de painéis fotovoltaicos.
Quatro companhias foram ganhadoras do segundo Start-up Challenge convocado pela Iberdrola: Limpeza de painéis fotovoltaicos. Nesta ocasião, e devido à grande qualidade das propostas recebidas, decidimos selecionar quatro empresas em quatro categorias diferentes:
-
SCM, categoria de robôs "multi-string".
-
SolarCleano, categoria de robôs "mono-string".
-
MoreSun, categoria de coberturas.
-
Kipp & Zonen, categoria de sensores de sujeira.
Qual era o objetivo?
Em 2019, a Iberdrola — por meio de sua filial de Renováveis e de seu Programa internacional de 'start-ups' - PERSEO — lançou seu segundo Start-up Challenge, uma chamada internacional para que empresas de todo o mundo apresentassem soluções waterless, sustentáveis e de baixo custo para melhorar os processos de limpeza de painéis solares em projetos fotovoltaicos de grande escala, como é o caso das fazendas solares de Núñez de Balboa (Espanha) e Hermosillo (México). No total, recebemos 74 propostas de 70 empresas de 25 países.
A intenção da iniciativa era encontrar sistemas que pudessem ser aplicados nas seguintes instalações:
-
Instalações com painéis fixos (três painéis verticais por string, de dois metros de altura cada um deles).
-
Instalações com rastreador em um eixo multi-string (um painel por string).
-
Instalações com rastreador em uma fila (com dois painéis por string).
-
Soluções genéricas aplicáveis a diferentes tipos de configuração de instalação.
Os ganhadores
As soluções desejadas deviam permitir a limpeza seca, serem de baixo custo, portáteis (que pudessem ser transportadas entre as filas e inclusive entre as fazendas) e adaptáveis às particularidades da instalação de teste (a de Núñez de Balboa), mas transferíveis a outras fazendas e utilizáveis em instalações já construídas. Desta forma, foram escolhidas:
SCM
SCM Solar Link externo, abra em uma nova aba. é uma empresa dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de um sistema de limpeza solar que aumente a eficiência de produção de energia.
SolarCleano
A SolarCleano Link externo, abra em uma nova aba. oferece robôs modulares limpadores e equipados com escovas que podem limpar painéis solares tanto a seco como molhado. Além disso, com a solução proposta, existe a vantagem da portabilidade (o mesmo modelo serve para diferentes configurações), pode ser levada no carro, razão pela qual não exige um meio de transporte específico, e pode ser manejada por um único trabalhador.
MoreSun
É um sistema de aplicação e cobertura solar Link externo, abra em uma nova aba. patenteado que agrega um escudo de silício antirreflexo (AR) e antisujeira (AS) a qualquer conjunto solar. Com esta solução faz-se um investimento inicial, porém, reduzindo-se as necessidades de limpeza na vida útil da instalação. Espera-se que os fornecedores de painéis comecem a incluir este tipo de coberturas na fábrica.
Kipp & Zonen
Por último, o sistema de monitorização de sujeira em painéis FV da Kipp & Zonen Link externo, abra em uma nova aba. permite conseguir dados reais de sujeira diários —atualmente fazem-se estimativas em função das precipitações mensais e do produzível estimado—, o que permite diferenciar entre as perdas de produção atribuíveis à sujeira e a outros fatores (degradação, etc.) e tomar decisões de operação e manutenção como, por exemplo, avaliar a eficiência de diferentes robôs, organizar o calendário de limpezas, etc.
Benefícios para os participantes
Projeto-piloto
A Iberdrola assumirá os custos e proporcionará aos ganhadores do desafio o apoio técnico para testar suas soluções nas instalações da filial de Renováveis, dando-lhes acesso a: equipamento, instrumentos, infraestruturas, localizações de alta tecnologia e áreas de coworking.
Novos clientes e investidores
Se o projeto-piloto tiver sucesso, a empresa incluirá a solução ao portfólio de fornecedores para melhorar a operação e manutenção em suas instalações fotovoltaicas. Do mesmo modo, existe a possibilidade do fundo Perseo investir no projeto.
Escalabilidade do negócio
A tecnologia ganhadora poderia ser escalada para toda a carteira de projetos fotovoltaicos do Grupo, que perfaz 32.000 MW.
O prazo para inscrições foi entre 5 de setembro e 18 de outubro de 2019. O vencedor foi anunciado em janeiro e fevereiro de 2020 e o projeto piloto começou em fevereiro e março de 2020.