'Start-Up' Challenge: Detecção de iluminação pública e cabeamento

A empresa Concert Technologies vence o challenge de detecção de iluminação pública e cabeamento

A companhia, com experiência em mais de 50 projetos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, foi selecionada pelo Start-up Challenge Detecção de iluminação pública e cabeamento graças à sua plataforma Imagery. O desafio visava encontrar soluções para detectar e validar de forma autônoma os pontos de iluminação pública e cabeamento não registrados.

alumbrado
As ganhadoras poderão testar seu projeto-piloto e conseguir investimento para o mesmo.

A plataforma Imagery, desenvolvida pela Concert Technologies S. A., tem o objetivo de transformar digitalmente as atividades de inspeção visual da rede de distribuição e das linhas de transmissão de energia elétrica. Com tecnologias de sensoriamento remoto como satélites, câmeras RGB, sensores LiDAR e técnicas de processamento digital de imagens como inteligência artificial, a plataforma entrega de forma rápida dados para a tomada de decisões, aumentando assim a eficiência operacional das companhias de energia elétrica. A Concert Tecnologies S. A. é uma empresa de base tecnológica que possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor elétrico.

O grupo Iberdrola — por meio de sua filial de Redes e seu Programa internacional de 'start-ups' - PERSEO — lançou em fevereiro o Start-up Challenge: Detecção de iluminação pública e cabeamento, uma convocatória internacional para que empresas de todo o mundo apresentem soluções para detectar e validar de forma autônoma os pontos de iluminação pública e cabeamento não registrados na base de dados da companhia.

Qual é o propósito desta iniciativa?

A iluminação pública representa cerca de 15 % da energia identificada no plano da Iberdrola para reduzir as perdas da rede no Brasil. Em alguns casos, instalam-se inclusive novos pontos de iluminação que demoram para ser registrados nas bases de dados de manutenção.

Da mesma forma, cabos de telefonia e TV por assinatura de operadoras de telecomunicações são instalados à revelia nos postes da distribuidora sem que a distribuidora receba as devidas taxas de compartilhamento.

Esta situação é recorrente no Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Por esse motivo, procuramos soluções que ajudem a atualizar a base de dados de forma periódica e rápida com ferramentas digitais, de tal forma que a manutenção da infraestrutura melhore e se reduzam as perdas de energia na rede.

Quais são os requisitos que deviam ser cumpridos pelas soluções propostas?

  • O método de detecção devia utilizar bases de dados externas, além dos dados e do georreferenciamento dos postes de iluminação da companhia.

  • As imagens ou dados utilizados para a detecção deviam ser atualizados frequentemente.

  • O processo tinha que ser automático e funcionar quase sem a intervenção humana.

  • Devia seguir critérios de eficiência, utilidade, escalabilidade e reprodutibilidade.

Benefícios para os participantes

 Projeto-piloto

A Iberdrola assumirá os gastos e proporcionará ao ganhador do desafio apoio técnico para testar sua solução nas instalações da filial de Redes, concedendo-lhe acesso aos recursos necessários para validá-la (equipamento, instrumentos, infraestruturas, localizações de alta tecnologia, áreas de coworking, etc.).

 Novos clientes e investidores

Se o projeto-piloto tiver sucesso, a empresa incluirá a solução no portfólio de fornecedores para melhorar a operabilidade e manutenção das suas bases de dados. Do mesmo modo, existe a possibilidade do fundo Perseo investir no projeto.

 Escalabilidade do negócio

A tecnologia ganhadora poderia ser utilizada em outras regiões de negócio do grupo e em outros ativos de redes.

O prazo para inscrições foi entre janeiro e fevereiro de 2020. O vencedor foi anunciado em abril de 2022 e o projeto piloto começou entre maio e junho de 2020. 


 Bases legais [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Este novo Start-up Challenge está inspirado, mais uma vez, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, os quais o grupo Iberdrola incluiu na sua estratégia empresarial. Mais concretamente, a iniciativa está vocacionada a proporcionar energia acessível e limpa (ODS 7), e promover a indústria, a inovação e a infraestrutura (ODS 9).