'Start-up challenge': Dispositivos anticolisões em linhas aéreas de distribuição

Queremos evitar colisões de pássaros em nossas linhas

Dois projetos foram selecionados como vencedores do Start-up Challenge lançado pela Iberdrola —através de seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO— no qual foram buscadas soluções inovadoras para evitar colisões da avifauna em suas linhas aéreas de distribuição.

Challenge_Dispositivos_Anticolision
Os vencedores assinarão um acordo de parceria e poderão testar seu projeto.

A Iberdrola —através de seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO— selecionou duas soluções inovadoras para a colocação de elementos anticolisão em suas linhas aéreas de distribuição: a empresa Drone by Drone e a Divisão Highline (HLD). Ambas baseiam suas soluções no uso de drones para a instalação de dispositivos anticolisão para a proteção da avifauna nas redes áreas de distribuição. O objetivo é melhorar a segurança e a eficiência deste tipo de operações e dar continuidade ao serviço de abastecimento.

A Iberdrola conta com mais de 1,1 milhão de quilômetros de linhas elétricas de transmissão e distribuição nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha. Estas linhas elétricas se estendem por diferentes âmbitos geográficos e interagem diretamente com a avifauna presente nos diversos ecossistemas.

Para minimizar o impacto das linhas elétricas instalam-se os chamados dispositivos antipoluição, que permitem os cabos elétricos serem vistos, evitando assim o choque e/ou eletrocussão das aves.

Os requisitos em termos de proteção da avifauna são cada vez mais exigentes, o que provoca um aumento no número de operações para a colocação de elementos anticolisão. A implantação desses dispositivos deve ser segura, eficaz e permitir a continuidade do serviço o máximo possível.

O desafio é lançado no âmbito do novo centro de inovação de redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub, e Eureka.

Global Smart Grids Innovation Hub

O novo centro de inovação em redes inteligentes da Iberdrola, o Global Smart Grids Innovation Hub, pretende ser uma referência mundial em redes inteligentes, através da colaboração aberta e do coworking entre técnicos da i-DE, fornecedores, start-ups e diferentes organizações de todo o mundo.

O hub atuará como uma plataforma indutora da inovação, combinando a capacidade tecnológica da companhia com a dos colaboradores: fornecedores, universidades, centros tecnológicos e start-ups. Além disso, servirá para atrair fornecedores estratégicos e o talento internacional, reforçando assim o ecossistema empresarial.

A companhia já identificou mais de 120 projetos para seu desenvolvimento futuro cujo valor é de 110 milhões de euros e chegou a acordos com 30 parceiros tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de digitalização da rede, integração das energias renováveis, implantação do veículo elétrico e sistemas de armazenamento de energia. As linhas de trabalho, de âmbito internacional, permitirão desenvolver e implementar soluções inovadoras para a atividade de Redes da Iberdrola no mundo.

Eureka

Eureka é a maior rede pública a nível mundial de cooperação internacional em P+D e inovação, estando presente em mais de 45 países.

A colaboração entre a Iberdrola e a Eureka ocorre no âmbito das atividades especificamente pensadas para construir e fortalecer parcerias entre corporações e start-ups de diferentes setores.

O prêmio

O prêmio consiste na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou qualquer outra empresa do grupo, que assumirão as despesas de ditas atividades, proporcionando ao vencedor o suporte técnico necessário. Também facilitarão um ambiente e dados reais para testar a solução, com acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com especialistas técnicos da área de Redes da Iberdrola.

Além disso, será incluído diretamente no processo de adesão ao Global Smart Grids Innovation Hub, como um colaborador a mais que poderá se beneficiar dos serviços, atividades e recursos que no GSGI Hub estejam à disposição.

Se o ensaio ou teste de conceito for satisfatório, a Iberdrola poderá oferecer ao participante a oportunidade de aumentar a escala da solução, adotando-a por meio de acordos comerciais.

Além disso, o programa PERSEO poderia considerar investir na empresa participante e/ou na solução ganhadora do desafio.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com IberdrolaChallenge@iberdrola.es.