Start-up challenge:
Campanhas de medições de vento eficientes para avaliação de turbinas
Como tornar mais eficiente a medição do vento em parques eólicos em operação?
Na PERSEO, estamos procurando soluções de medição de vento que possam reduzir o tempo e o custo das campanhas de avaliação de um grande conjunto de turbinas.
Como principal operadora de energia eólica do mundo, a Iberdrola é pioneira em energia renovável há mais de 20 anos. Com mais de 400 parques eólicos em operação, a frota de turbinas eólicas onshore da Iberdrola totaliza quase 23 GW de capacidade instalada e mais de 15.000 turbinas eólicas.
A Iberdrola monitora rotineiramente a saúde e o desempenho de todos os seus parques eólicos no nível da turbina, mas quer dar um passo adiante para aumentar a compreensão de como as condições variáveis do vento em toda a frota afetam a produção da turbina. Para isso, são necessárias medições de vento próximas a cada turbina.
Os métodos atuais de medição do vento em parques eólicos operacionais não permitem testar um grande número de turbinas sem incorrer em altos custos ou longos períodos de medição. As abordagens que usam mastros meteorológicos ou lidar baseado em nacela são caras se implantadas em várias turbinas diferentes em um parque eólico ou em vários parques eólicos.
Descrição do desafio
Através do PERSEO, nosso programa de start-ups, lançamos um Desafio em busca de equipamentos de medição de vento que possam reduzir o tempo e o custo de uma campanha de medição para um grande conjunto de turbinas em um parque eólico. O foco está em dispositivos flexíveis e eficientemente implantados que podem otimizar uma campanha de medição nas turbinas alvo.
Alguns aspectos a ter em conta:
-
A solução pode incluir sensores tradicionais, como anemômetros de copo ou anemômetros sônicos, bem como tecnologias de ponta, como Lidar, pois o foco aqui é otimizar campanhas de medição de barlavento em várias turbinas em uma parques eólicos.
-
As medições devem incluir a velocidade e a direção do vento. As medições devem ser feitas em uma faixa de pelo menos 4 diâmetros de rotor da turbina. Outras medidas variáveis seriam bem-vindas, mas não são estritamente necessárias. As soluções devem garantir uma operação estável e garantir que as medições sejam obtidas na altura do rotor (no mínimo).
-
As soluções precisam ser implantadas de forma eficaz em várias posições na parques eólicos, ou até mesmo levadas para outras parques eólicos posteriormente para outra campanha. As medições devem ser feitas contra o vento da turbina.
-
A solução pode ser capaz de atender a uma campanha de medição completa em várias turbinas e, assim, registrar dados de qualidade suficientes para completar as curvas de potência operacional ou, pelo menos, fornecer dados suficientes para corrigir efetivamente outras medições de vento.
Além disso, os seguintes atributos seriam essenciais:
-
Confiabilidade e precisão da medição.
-
Redução de custos de investimento e/ou operação.
-
Facilidade de implementação, uso e treinamento mínimo, se necessário.
-
Padrões de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).
Cronograma do Start-up challenge
Start-up challenge:
Campanhas de medições de vento eficientes para avaliação de turbinas
- outubro
- novembro
- decembro
- janeiro
O prêmio
O prêmio consistirá em um contrato de teste com a PERSEO ou outra empresa da Iberdrola, cobrindo o custo de um teste em uma de nossas instalações onshore na Espanha, incluindo toda a assistência técnica necessária. O teste será definido de acordo com as capacidades e os requisitos da solução e será testado com dados reais para avaliar completamente os resultados. O projeto será desenvolvido em colaboração com técnicos especializados da Iberdrola Renovables.
Se o teste ou prova de conceito for bem-sucedido, a Iberdrola poderá oferecer ao vencedor a oportunidade de ampliar a solução por meio de acordos comerciais. Além disso, a PERSEO poderá considerar a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na solução vencedora do desafio.
Tire suas dúvidas sobre o desafio
Quais soluções você está procurando?
Procuramos equipamentos de medição de vento que sejam capazes de reduzir o tempo e o custo das campanhas de medição em parques eólicos com um número considerável de aerogeradores.
Por que a Iberdrola e o Perseo são os parceiros certos para minha empresa?
A Iberdrola não é estranha ao trabalho com startups e start-ups: nos últimos dois anos, o Grupo lançou mais de 22 Start-up Challenges para abordar questões urgentes nas redes energéticas atuais.
Trabalhar com a Iberdrola apresenta uma oportunidade única: vencer este Desafio irá recompensá-lo com a assinatura de um acordo de colaboração para o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (PoC). O PoC será desenvolvido em colaboração com os especialistas técnicos da Renewables. Além disso, o PERSEO cobre os custos das atividades piloto e fornece o suporte técnico necessário, dando-lhe acesso a infraestruturas e dados reais para testar sua solução. Além disso, o PERSEO pode considerar investir em sua solução.
Quais são os principais benefícios do desafio para mim?
- Acordo de Colaboração e Teste Piloto: O prêmio para o vencedor consiste em um acordo de colaboração e teste com o PERSEO ou qualquer outra empresa do grupo Iberdrola. O grupo apoiará o custo das atividades piloto.
- Acesso a todas as áreas: A Iberdrola fornecerá ao vencedor todo o suporte técnico necessário, bem como uma localização e dados reais para testar a solução. Isso inclui acesso a equipamentos, equipamentos, infraestrutura, locais de alta tecnologia e espaços de trabalho compartilhados.
- Escale sua tecnologia: Se o teste piloto for bem-sucedido, a Iberdrola poderá oferecer ao vencedor a oportunidade de escalar a solução adaptando-a por meio de acordos comerciais.
- Investimento: Além disso, o PERSEO considerará investir na empresa participante e/ou na vencedora do desafio.
Posso enviar mais de uma proposta?
Você pode enviar mais de uma proposta, apenas certifique-se de enviar um formulário de solicitação para cada proposta.
Qual é o prazo para se inscrever?
O prazo para envio de inscrições para este desafio é 8º de dezembro de 2024.
Como serão avaliadas as inscrições?
Ao avaliar suas propostas, a Iberdrola considerará, entre outras, as seguintes propostas de valor:
- A maturidade, confiabilidade e escalabilidade da solução, incluindo hardware (sensores) e software/algoritmo tanto para gerenciamento de equipamentos quanto para processamento de dados para geração de alertas.
- Simplicidade de instalação (Plug&Play), manutenção e autonomia (baixo consumo/auto-alimentação).
- Integração com sistemas de rastreamento atuais.
- O custo total, tanto inicial quanto recorrente
As soluções serão selecionadas com base nos critérios de avaliação. As startups, empreendedores e inovadores que mais aderiram ao desafio receberão uma notificação por e-mail e serão convidados a conversar com a equipe de especialistas do projeto.
Quem pode participar do desafio?
Empreendedores, start-ups, pesquisadores, especialistas e inovadores capazes de escalar suas soluções e negociar parcerias e contratos comerciais em conjunto com uma empresa com alcance global.
Para perguntas que não estão aqui ou para obter mais informações, com quem devo entrar em contato?
Envie um e-mail diretamente para a seguinte conta: IberdrolaChallenge@iberdrola.es