Centro de Operação de Renováveis (CORE) na Espanha
Centro de Operação de Energias Renováveis da Espanha: um projeto pioneiro em termos mundiais
Digital Projetos Iberdrola Energias renováveis
O Centro de Operação de Energias Renováveis (CORE) de Toledo na Espanha controla e opera em tempo real o funcionamento das instalações eólicas, fotovoltaicas e pequenas hidrelétricas da Iberdrola na Espanha, Portugal, Grécia, México, Hungria, Romêni, Itália, França, Chipre, Polônia, Brasil e Austrália. A razão pela qual surgiu este projeto pioneiro a nível mundial e como tem evoluído desde então.
Diretor do CORE da Espanha. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
O Centro de Operação de Energias Renováveis (CORE) de Toledo começou a funcionar no final de 2003 para administrar os ativos da filial de Renováveis Link externo, abra em uma nova aba. do Grupo Iberdrola, criada apenas um ano antes. O objetivo era melhorar a gestão técnica e o rendimento econômico das instalações para, desse modo, aumentar a qualidade da energia renovável fornecida.
O centro começou supervisionando 29 parques eólicos espanhóis, mas logo foram acrescentadas subestações elétricas e usinas hidráulicas, assim como outras instalações eólicas da França, Itália, Portugal, Polônia ou Alemanha. Atualmente opera a partir de Toledo 300 parques eólicas, usinas fotovoltaicas, subestações de energia e baterias localizadas em onze países. Monitoriza mais de 3.000.000 dados em tempo real e controla mais de 13 GW de potência ativa.
O CORE de Toledo foi a primeira instalação destas características implementada em todo o mundo, tornando-se uma referência tecnológica internacional. Durante seus 20 anos de funcionamento, teve uma evolução constante e foi precursora de novas aplicações e progressos no planejamento, operação e manutenção dos parques eólicos. A empresa exportou o modelo espanhol para os demais países onde desenvolve centros de controle de energias renováveis. É o caso dos centros em Portland (Estados Unidos) em 2010, Whitleee (Escócia) em 2011, Rio de Janeiro (Brasil) em 2019 e em 2021 um quinto centro que gerencia as usinas hidrelétricas em El Montalvo (Espanha), o COHI, Centro de Operación de Hidraúlica

Inovação em renováveis
Inovamos para melhorar a eficiência de nossos ativos renováveis.

CORE dos EUA
National Control Center: o mais avançado centro de controle dos EUA

CORE no Reino Unido
Centro de operação de renováveis no Reino Unido.

CORE no Brasil
O mais moderno centro de controle da Iberdrola no mundo.
Funções do CORE da Espanha
Entre as principais funções do CORE de Toledo se destacam: