Blade Lifter

Você conhece o Blade Lifter? O novo sistema de transporte para as pás eólicas

Transporte Eólica onshore

Historicamente, o transporte de pás eólicas não é algo fácil devido ao tamanho e peso das pás e ao fato de que os parques eólicos costumam estar localizados em áreas afastadas e de difícil acesso. Para reduzir o impacto ambiental deste transporte, foi desenvolvida a tecnologia Blade Lifter, que utiliza a inclinação das pás para facilitar seu transporte.

Normalmente, um aerogerador possui três pás que se movem em torno de um eixo horizontal e que, ao girar, produzem energia cinética. Cada uma destas pás tem um comprimento que varia de 5 metros a mais de 100 metrose pesa várias dezenas de toneladas. Considerando que um parque eólico pode ter mais de 100 turbinas, cada uma com suas próprias três pás, transportar estes importantes gigantes eólicos não é uma tarefa fácil. Especialmente quando muitos desses parques eólicos estão localizados em áreas rurais de difícil acesso muitas vezes com estradas em montanhas, estreitas e com um considerável número de curvas.

Diante do crescimento tanto em comprimento quanto em peso das pás eólicas na busca de uma máxima eficiência, também surgiu a necessidade de encontrar um meio de transporte adequado que reduzisse o impacto ambiental, já que às vezes era necessário criar novas estradas, ampliar as existentes ou remover postos de comunicação. Além disso, quando as condições são difíceis, geralmente se decide aumentar o estoque de pás no parque para que, no caso de serem necessárias, não tenha que transportá-las novamente.

¿Como funiona o sistema Blade Lifter?

Em resposta a essas necessidades surgiu a tecnologia Blade Lifter, pioneira na Europa, que utiliza a inclinação da pá para facilitar o transporte. Por meio de um mecanismo, normalmente um elevador hidráulico, a pá é levantada a ponto de atingir uma inclinação de cerca de 65 graus ou inclusive girada, de forma que evita o efeito do vento sobre as velas e assim facilita a circulação em estradas estreitas, com curvas acentuadas ou mesmo através de centros urbanos. O transporte é realizado utilizando um reboque com pelo menos dez eixos. Este mecanismo é incorporado atrás da cabeça do trator, o que permite tanto girar a pá como elevá-la no plano vertical, sempre fixando a base da pá.

Blade Lifter
Blade Lifter

 VER INFOGRÁFICO: Blade Lifter [PDF]

A elevação e a inclinação da pá são realizadas nos trechos mais complicados do percurso e nos quais, portanto, é necessário, adaptando sua posição para superar os obstáculos encontrados. Esta manobra não é simples e requer a presença de um operador especializadocom experiência em seu manuseio, pois cada situação é diferente e requer a adaptação da técnica. Por exemplo, no que diz respeito ao vento, acaba sendo muito sensível arajadas de mais de 10-12 m/s.

Blade Lifter, um desafio de engenharia para a movimentação de lâminas [Vídeo em espanhol)

No caso do grupo Iberdrola, esta técnica tem sido utilizada no parque eólico de Mikronoros e será utilizada em Askio, obtendo um menor impacto ambiental em termos de vias de acesso já que requer uma largura menor do que outros tipos de transporte.

Vantagens e desvantagens do sistema Blade Lifter

Esta inovadora tecnologia está cada vez mais presente na construção de novos parques eólicos e, embora continue se aperfeiçoando e incorporando importantes inovações, possui algumas vantagens e desvantagens importantes: s:

Vantagens

Menor impacto medioambiental 

Redução da necessidade de obras civis

Otimização dos custos

Inconvenientes 

Quando a pá está levantada ou inclinada, a velocidade do reboque deve ser reduzida para 5 km/h.

É sensível ao vento, de forma que a velocidade máxima para transportar a pá elevada é de 10 m/s.