-
Por terra, mar ou ar, as ciclovias do futuro serão mais seguras para os ciclistas, ajudarão a reduzir a poluição e a evitar os inúmeros acidentes que acontecem atualmente. Com um objetivo como esse, a originalidade não tem fronteiras.
A tecnologia blockchain não é unicamente a base da criptomoeda bitcoin. Esse sistema que se encarrega de fazer comprovações e transações seguras na Internet promete revolucionar a gestão das cidades inteligentes através do Blockchain4Cities, uma iniciativa para coordenar, integrar e controlar os diferentes serviços urbanos de forma transparente, eficiente e privada.
-
Nos últimos anos, os painéis solares se tornaram um elemento comum na paisagem urbana e rural em todo o mundo pelo apogeu do autoconsumo fotovoltaico. O boom desta forma de autoconsumo, que também ajuda no combate às mudanças climáticas, aconteceu graças aos progressos tecnológicos, à redução dos preços dos componentes das instalações, à flexibilização das formalidades administrativas e às ajudas a nível local e estatal.
Partículas invisíveis que combatem as células cancerígenas, microprocessadores mais rápidos que consomem menos energia, baterias 10 vezes mais duráveis ou painéis solares que rendem o dobro. Estas são apenas algumas das muitas aplicações da nanotecnologia, uma disciplina com todos os ingredientes para se tornar uma nova revolução industrial.
-
As energias renováveis proporcionaram uma nova forma de consumir energia elétrica. Um exemplo disso é o autoconsumo elétrico. O ápice do autoconsumo nos últimos tempos foi possível por dois fatores: a instalação das tecnologias necessárias é cada vez mais acessível e os trâmites administrativos são menores. Descubra uma forma de poupar na sua fatura de energia elétrica e, ao mesmo tempo, lute contra as mudanças climáticas.
A transição para uma mobilidade sustentável e para a eletrificação do transporte é uma das chaves para enfrentar as mudanças climáticas e proteger o planeta. Os carros elétricos substituirão os de combustão no médio prazo. Para que isto venha a acontecer, é fundamental a pesquisa e o desenvolvimento de baterias elétricas — o coração desses veículos — mais duradouras, eficientes e ecológicas.