-
Drones que monitoram centenas de hectares para avaliar a saúde dos cultivos e dos animais, sensores inteligentes que favorecem a detecção precoce de pragas e sistemas automatizados que regam, fertilizam e fumigam cada lote de terreno de acordo com suas particularidades e previsões meteorológicas. Essas são apenas algumas das virtudes do smart farming, o conceito que pode ajudar a erradicar a fome em um mundo que no futuro será superpovoado.
-
Na Europa de 2060, um de cada três habitantes terá mais de 65 anos. Uma tendência semelhante — aumento da esperança de vida e inversão da pirâmide demográfica — será seguida pelo resto dos países desenvolvidos do planeta. Portanto, as formas de consumo se modificarão e os idosos se tornarão o motor da chamada silver economy.
Durante a crise do coronavírus, alguns países se aliaram com o poder preditivo da big data para controlar a expansão global da pandemia. Este é somente um exemplo de como os progressos tecnológicos — agrupados sob a denominação de eSaúde (eHealth em inglês) — podem nos ajudar a cuidar e salvar milhões de vidas em todo o mundo quando são aplicados neste setor.
-
Os veículos autônomos, a realidade aumentada ou as aplicações próprias do eHealth são somente algumas das inovações que poderemos implementar e otimizar graças à Edge Computing, um novo paradigma que desloca o processamento de dados da nuvem ao seu lugar de origem, reduzindo a latência e o consumo energético. Explicamos de forma simples os bastidores dessa tecnologia ligada à IoT (Internet of Things) e à rede 5G.
Instala-se rapidamente em seu computador e sequestra seus arquivos. Você só poderá recuperá-los pagando um resgate... Você sabe do que estamos falando?