-
A biotecnologia não é uma disciplina nova, mas evolui rapidamente e tem cada vez mais aplicações em nosso dia a dia: desde o desenvolvimento farmacêutico até a produção alimentar ou o tratamento de resíduos poluentes. A seguir, adentramos neste apaixonante campo e tentamos revelar até onde poderia chegar no futuro.
O vírus SARS-CoV-2 e a doença causada por ele, a COVID-19, foram uma das maiores ameaças à humanidade no século XXI. Embora a pandemia já tenha terminado, a biossegurança continua sendo essencial para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente decorrentes da exposição a agentes biológicos causadores de doenças.
-
As povoações e vilarejos não são alheios à revolução digital que está ocorrendo no mundo, ou pelo menos não deveriam ser, pois sua sobrevivência depende disso. As soluções inovadoras, do Big Data à Internet das Coisas (IoT), chegaram às zonas rurais para desenvolver e melhorar suas condições sociais, econômicas e ambientais.
Já faz algum tempo que a inteligência artificial deixou de pertencer ao espectro da ficção científica para, aos poucos, entrar em nossas vidas. Ainda que esteja em uma fase muito inicial, já está caminhando para protagonizar uma revolução comparável à causada pela Internet. As suas aplicações em múltiplos sectores — como saúde, finanças, transportes ou educação, entre outros — levaram a União Europeia a desenvolver as suas próprias Leis de Robótica.
-
David Almroth, Umar Chughtai e Sakina Turabali são exemplos de como é possível empreender de forma sustentável e com sucesso. Estes três jovens da Suécia, Paquistão e Sri Lanka sonhavam com o fato de que a inspeção de instalações elétricas pudesse ser realizada de maneira mais eficiente e, especialmente, de uma forma menos daninha para o meio ambiente. Com essa ideia, fundaram a Skyqraft, a start-up que venceu o primeiro Start-up Challenge lançado pelo grupo Iberdrola, Resiliência aos desastres naturais.
Conforme dados da empresa Oxford Economics, a Internet Industrial das Coisas (IIoT) pode impactar setores que representam 62 % do PIB nos países do G20. Tais como o setor manufatureiro, energético ou alimentar. A aplicação da IoT na indústria promete se converter no maior impulsionador da produtividade e inovação na próxima década.