-
Em um mundo cada vez mais digital, a linha que separa o real do virtual é cada vez mais difusa. E será mais ainda se o metaverso se tornar realidade. O objetivo de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e de outros grandes líderes tecnológicos é criar uma rede virtual através da qual as pessoas possam interagir e realizar atividades on-line, desde fazer compras até ir a shows ou jogar videogames, convertendo-se assim em um cenário normal de nossas vidas.
A britânica Smart Power Networks (SMPnet) foi a vencedora deste challenge na busca de soluções inovadoras que promovam sistemas de medição de sincronismo da tensão entre pontos afastados, adaptados às necessidades da rede de distribuição. O desafio foi lançado pela Iberdrola através do seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO, o Global Smart Grids Innovation Hub e Catapult.
-
Facebook Buscamos tecnologias inovadoras de verificação de sincronismo entre diferentes áreas da rede
-
Twitter Buscamos tecnologias inovadoras de verificação de sincronismo entre diferentes áreas da rede
-
Linkedin Buscamos tecnologias inovadoras de verificação de sincronismo entre diferentes áreas da rede
-
Whatsapp
-
-
A crise dos semicondutores que, de forma muito resumida, se traduz na falta de chips, abalou vários segmentos da economia — desde o setor da eletrônica de consumo até o automobilístico ou dos eletrodomésticos —, fazendo com que grandes empresas fossem obrigadas a parar sua produção. Para compreender melhor o que aconteceu e suas causas, convém analisar detalhadamente o que são os semicondutores e como são produzidos.
Em um mundo digital, o número de ciberataques não para de aumentar. A esse respeito, a empresa Kaspersky, líder em cibersegurança, afirma que em 2024 eles aumentaram 28 % em comparação com 2023. Como consequência, a preocupação e os investimentos em sistemas de proteção também se incrementam. Esses ataques podem comprometer todos os tipos de informação, colocando em xeque empresas e particulares. A seguir, revisaremos alguns deles e como se proteger.
-
A evolução da neurociência e, em paralelo, da neurotecnologia é imparável. Nas próximas décadas veremos, mesmo que pareça ficção científica, dispositivos capazes de decodificar informações em nosso cérebro, amplificar nossos sentidos ou modificar nossas memórias. É aqui que entram em jogo os limites éticos e, nesse sentido, os neurodireitos são essenciais para proteger nossa privacidade mental.
A start-up espanhola XmartSense venceu o challenge de Monitoramento de aerogeradores com um sensor sem fio e autoalimentado, que é capaz de medir temperatura, umidade, pressão, entre outros elementos, para melhorar os sistemas de monitoramento em parques eólicos.