-
Os seres humanos utilizam seus olhos para compreender o mundo que os rodeia. A visão artificial é uma disciplina científica cujo objetivo é conseguir que os computadores alcancem essa mesma capacidade, ou seja, garantir que as máquinas possam perceber e compreender uma ou várias imagens e agir de uma forma determinada. A seguir, enumeramos algumas de suas aplicações.
A análise preditiva utiliza técnicas estatísticas de modelização, big data e machine learning para extrair dados históricos e fazer previsões. É uma técnica muito valorizada no mundo empresarial pelos benefícios que pode oferecer ao identificar, por exemplo, riscos e oportunidades. Sua aplicação vai do comércio eletrônico à energia, às finanças ou aos seguros, entre outros.
-
A Automação Robótica de Processos (Robotic Process Automation ou RPA) está transformando a maneira como as empresas funcionam. Os robôs de software de RPA se comunicam com os sistemas e aplicativos para agilizar processos e reduzir a carga de trabalho que recai nos humanos. A seguir, expomos como funciona e quais são suas vantagens.
O futuro da descarbonização depende do armazenamento adequado de energia. É nesse ponto que as baterias de íons de lítio, atualmente as mais competitivas, entram em cena. Vamos conhecer seus elementos, como funcionam, suas vantagens e qual será seu papel em um futuro sustentável.
-
O ano de 2010 viu a geração Alfa ganhar vida, substituindo a geração Z. Crescer em um ambiente digital, com todo o conhecimento a apenas um clique de distância, não está apenas afetando suas experiências, mas também definirá a maneira como eles vão interagir com seus semelhantes. Abordamos aqui suas características, o impacto do digital em seu desenvolvimento e as tecnologias que vão defini-los.
Dois projetos foram selecionados como vencedores do Start-up Challenge lançado pela Iberdrola —através de seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO— no qual foram buscadas soluções inovadoras para evitar colisões da avifauna em suas linhas aéreas de distribuição.