-
As empresas Hyperion e Sensohive foram as escolhidas como vencedoras do Start-up Challenge Automatização da construção de instalações elétricas de transmissão. O objetivo da Iberdrola com o concurso era encontrar soluções que permitissem otimizar a construção desse tipo de infraestrutura, melhorando a eficiência e produtividade dos diferentes processos. Para conhecê-las um pouco mais, adentrar-se em seus projetos e saber quais são seus desafios e ambições, conversamos com seus responsáveis.
- Facebook Conheça os vencedores do Start-up Challenge de otimização de instalações de transmissão elétrica
- Twitter Conheça os vencedores do Start-up Challenge de otimização de instalações de transmissão elétrica
- Linkedin Conheça os vencedores do Start-up Challenge de otimização de instalações de transmissão elétrica
O smart contract, ou contrato inteligente, está escrito em linguagem virtual e tem a faculdade de ser executado e respeitado por si mesmo, de forma autônoma e automática, a partir de uma série de parâmetros programados. Guiado pela tecnologia blockchain, seu principal valor reside em reforçar a segurança, a transparência e a confiança entre os subscritores, evitando mal-entendidos, falsificações ou alterações e prescindindo de intermediários.
-
As sucessivas inovações digitais do século XXI impulsionaram a tecnologia da 'cloud computing', que permite o acesso remoto a diferentes softwares por meio da Internet.
Um medidor inteligente fornece informações detalhadas dos consumos para poder reduzir a fatura elétrica e, além disso, aumentar o conhecimento sobre o estado da rede elétrica, o que melhora suas aplicações e a qualidade de serviço para os clientes. No caminho da evolução rumo a uma rede inteligente (smart grid), a Iberdrola instalou e continua instalando milhões destes equipamentos em todos os países onde controla redes de distribuição.
-
Os seres humanos utilizam seus olhos para compreender o mundo que os rodeia. A visão artificial é uma disciplina científica cujo objetivo é conseguir que os computadores alcancem essa mesma capacidade, ou seja, garantir que as máquinas possam perceber e compreender uma ou várias imagens e agir de uma forma determinada. A seguir, enumeramos algumas de suas aplicações.
A análise preditiva utiliza técnicas estatísticas de modelização, big data e machine learning para extrair dados históricos e fazer previsões. É uma técnica muito valorizada no mundo empresarial pelos benefícios que pode oferecer ao identificar, por exemplo, riscos e oportunidades. Sua aplicação vai do comércio eletrônico à energia, às finanças ou aos seguros, entre outros.