Monumentos do mundo

Conheça os melhores monumentos naturais e históricos do mundo

Arte Turismo Lazer

A natureza e o homem criaram lugares maravilhosos, capazes de tirar o fôlego de qualquer um. Conheça alguns dos mais visitados do mundo. Que tal nos acompanhar?

Existem mais de 7.000 parques nacionais no mundo e 1.154 lugares listados como Patrimônio Mundial da UNESCO Link externo, abra em uma nova aba.. A lista de destinos de viagem é praticamente infinita e o turismo está começando a se recuperar aos poucos após o hiato imposto pela pandemia: 415 milhões de pessoas viajaram no ano de 2021 em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. 

Chegadas de turistas internacionais em 2021.
Chegadas de turistas internacionais em 2021.

 VER INFOGRÁFICO: Chegadas de turistas internacionais em 2021 [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

OS MONUMENTOS NATURAIS MAIS BONITOS DO MUNDO

O turismo de natureza e aventura — também conhecido como ecoturismo — registra um crescimento notável nos últimos anose sua projeção não para de crescer. De acordo com um estudo publicado pela Allied Market ResearchLink externo, abra em uma nova aba. , o mercado do ecoturismo gerou um faturamento global de 181,1 milhões de dólares em 2019, e a previsão é que passe dos 333,8 milhões de dólares até 2027. 

Um impulso para este crescimento foi a declaração de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável Link externo, abra em uma nova aba. pela Organização das Nações Unidas, visando que o setor se comprometesse com a sustentabilidade nas áreas econômica, social e ambiental.

O viajante que busca o contato com a natureza e se surpreender com as maravilhas esculpidas pelo mundo tem muitos destinos para visitar. Destacam-se:

  • Ayers Rock: um monólito rochoso localizado no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Austrália), um lugar sagrado para os aborígenes.
  • Pamukkale: cestas cascatas petrificadas, conhecidas como 'castelos de algodão', estão localizadas em Denizli (Turquia) e formam um dos mais impressionantes conjuntos de piscinas termais do mundo.
  • Geleira Perito Moreno: a maior reserva de água doce do planeta Terra fica na Argentina e faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, uma extensão gelada rodeada de montanhas e florestas.
  • Calçada dos Gigantes: uma das paisagens mais impressionantes da Irlanda, formada por um total de 40.000 colunas de basalto solidificadas após o resfriamento da lava vulcânica.
  • Gruta de Jeita: duas cavernas de pedra calcária ligadas por um túnel de nove quilômetros de comprimento. A cavidade inferior está alagada por um rio subterrâneo que abastece mais de um milhão de libaneses.

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO CULTURAL E DAS VISITAS AOS MONUMENTOS

O turismo cultural representa o conjunto de atividades empreendidas pelos viajantes para experimentar e aprender sobre as particularidades culturais de um determinado destino. A OMT estima que aproximadamente 40 % de todos os viajantes do mundo se dedicam ao turismo cultural. Em particular, os 20 museus mais visitados do mundo receberam um total de 105,5 milhões de visitas em 2019 (antes da pandemia), de acordo com o último informe TEA/AECOM Theme Index and Museum Index [PDF].

O viajante que quiser se surpreender com as obras de arte esculpidas pelo homem também tem muitos lugares para conhecer. Os destaques são:

  • Grande Muralha da China: considerada a maior obra de engenharia do mundo, essa antiga fortificação chinesa alcança 7.000 km de comprimento, desde a fronteira com a Coreia até o deserto de Gobi.
  • O Coliseu: anfiteatro construído durante o século I d.C. no centro da cidade de Roma como palco das lutas de gladiadores e espetáculos públicos.
  • A Alambra: a construção árabe mais espetacular e famosa do mundo abriga um conjunto de palácios, jardins e até uma fortaleza que servia de alojamento para a corte do Reino nasrida de Granada (Espanha).
  • Taj Mahal: mausoléu construído durante a primeira metade do século XVII nas margens do rio Yamuna (Índia) com uma extensão aproximada de 17 hectares. Inclui uma grande mesquita, uma casa de convidados e extensos jardins.
  • Torre Eiffel: estrutura de ferro feita para a Exposição Universal de 1889 em Paris, às margens do rio Sena. É o símbolo da França e de sua capital e é o monumento que cobra para entrar mais visitado do mundo.