Voluntariado internacional
Você pode mudar o mundo!
Ação social RSC Voluntariado Jovens
25% de europeus e norte-americanos colaboram como voluntários. Na Espanha, 260.000 pessoas participam de projetos internacionais. Eles querem mudar o mundo, mas, muitas vezes, esse novo mundo é o que os transforma.
"O mais difícil? O retorno. Voltar a essa sociedade consumista e, muitas vezes, superficial.” É assim que a madrilenha Ana Morenas descreve o impacto de trabalhar como voluntária no campo de refugiados sírios de Katsikas (Grécia). "Lá, as questões materiais são deixadas de lado. O gratificante são as pessoas. Você compartilha tudo, vive muitas experiências... É uma experiência muito intensa". Todas as manhãs, Ana ajudava no armazém e, à tarde, na creche.
Elena Sanz prestou apoio aos refugiados sírios na Espanha. “Apesar da difícil situação, todos demonstram uma grande força, coragem e positivismo que muitos de nós gostaria de ter”, comenta sobre a experiência que classificou como “mais do que enriquecedora”.
Cormac Lacey passou três semanas em uma favela de São Paulo (Brasil) ensinando informática a vários adolescentes. "Vi a esperança no rosto deles. O mais importante foi colocar a ideia de que eles podem alcançar qualquer objetivo que se proponham na vida". O relacionamento com os demais voluntários foi excepcional: "compartilhávamos um olhar positivo sobre a vida e, por isso, a equipe era muito mais do que a soma de seus componentes".
Para Hannia Caballero, também foi difícil retornar do orfanato Darna, no Marrocos, para seu trabalho em um cartório de notas. "Criam-se laços com as crianças, com suas cuidadoras e vemos que seu trabalho é muito pontual, apesar de elas necessitarem de apoio permanente".
Em um mundo global, a solidariedade também se internacionalizou e há muito a ser feito nos países mais desfavorecidos em relação à infância, igualdade, educação, saúde ou ajuda humanitária.
O voluntariado internacional permite viajar, viver e mergulhar em novas culturas, aprender idiomas e crescer como pessoa ao conhecer, em primeira mão, realidades muito diferentes do dia a dia do país de origem.
Como podemos colaborar?
Há muitas formas. O mais comum é participar de um programa de uma ONG. Existem muitas possibilidades, desde a ONG pagar todas as despesas (viagem, alojamento, comida etc.) até ela se encarregar de pagar apenas o seguro (e as despesas ficarem por conta do voluntário, como foi o caso da Hannia). A Ana foi para a Grécia por sua conta. Entrou em contato com a ONG Aire e com a associação Olvidados, que reservou um lugar em seu albergue por cinco euros por noite. Comprou a passagem de avião e, em Katsikas, se colocou a serviço dos coordenadores do ACNUR. Outra forma de colaborar na fundraising, por meio da qual você pode ajudar na arrecadação de alimentos, remédios e até ajudar na contratação de voluntários.
Elena e Cormac são dois exemplos de uma forma de colaboração cada vez mais importante: o voluntariado corporativo. As duas participaram de programas da Iberdrola, tanto em ações locais e pontuais quanto em projetos internacionais e de longo prazo, como o projeto Involve. A empresa promove o voluntariado Link externo, abra em uma nova aba. e oferece tudo: treinamento, viagem, alojamento etc. Muitos empregados repetem a experiência todos os anos.
A Iberdrola e seu Programa Internacional de Voluntariado Corporativo
O projeto Involve conta com duas equipes internacionais de voluntários e tem como objetivo formar alunos nas salas de informática da empresa no México e no Brasil durante o ano letivo. O objetivo não é apenas fornecer treinamento em habilidades de escritório, mas também equipá-los com habilidades sociais e abrir suas mentes para que possam construir seus sonhos.
Milhões de voluntários
Determinar o número de voluntários é muito complicado, principalmente devido à amplitude de sua definição. A Plataforma do Voluntariado da Espanha calcula esse número em 3,3 milhões de pessoas em 2022, sendo que o principal perfil é o de mulheres entre 25 e 45 anos de idade sem filhos menores ou dependentes sob seus cuidados. O maior aumento, no entanto, foi registrado entre os jovens, grupo no qual a participação aumentou dois pontos desde o ano passado, assim como entre as pessoas com mais de 65 anos.
A União Europeia [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. tem entre 92 e 94 milhões de voluntários (23% da população), seja de forma permanente ou pontual, enquanto, nos Estados Unidos, o departamento do Trabalho calcula que o voluntariado representa 25,4% da população.
A UE fomenta o voluntariado entre os jovens com o programa European Voluntary Service Link externo, abra em uma nova aba.. A iniciativa acaba de completar duas décadas e já prestou assistência a mais de 100.000 voluntários de 17 a 30 anos. Seus projetos duram de duas meses a um ano e cobrem todas as despesas.