Acordo sustentável do esporte

Um resultado positivo para o planeta: o acordo de compra de energia da Nike e da Iberdrola

Esportes Descarbonização

Como qualquer atividade, o esporte sofre as consequências das mudanças climáticas, como as altas temperaturas e a poluição. Com um horizonte mais sustentável como meta, a Nike e a Iberdrola têm um acordo desde 2016 para a compra e venda a longo prazo de energia limpa (PPA, em sua sigla em inglês). O objetivo é reduzir a pegada de carbono da marca esportiva e demonstrar o papel das grandes empresas na luta contra as mudanças climáticas.

Nike

O acordo de compra de energia entre a Nike e a Iberdrola permite o fornecimento de energia limpa para a produção da marca esportiva (versão em inglês).

Acordo entre a Nike e a Iberdrola

Ícone de uma nuvem de CO2.

Sem as condições adequadas para o esporte, os atletas não podem competir de forma saudável e eficiente. Estudos indicam que variações climáticas significativas, poluição e especialmente as mudanças climáticas estão começando a afetar a capacidade das pessoas de praticar esportes.

Ícone de um termômetro.

Um exemplo óbvio foi a realização das Olimpíadas de Tóquio em 2020, onde os horários de início das competições tiveram que ser antecipados para mais cedo para evitar o calor extremo.

Ícone de um globo terrestre em uma mão.

Há anos a Nike busca a energia renovável para reduzir sua pegada de carbono. A marca esportiva assinou seu primeiro acordo de compra de energia (PPA) com a Iberdrola para suas instalações em Oregon em 2016. Três anos depois, o contrato foi expandido na Europa e a Iberdrola fornecerá energia limpa à empresa esportiva com a produção de 40 MW do complexo eólico de Cavar, localizado em Navarra.

Ícone de uma turbina eólica.

O objetivo da Nike é que 100 % da energia utilizada em sua produção seja proveniente de energias renováveis. Com o PPA assinado nos Estados Unidos e na Europa, a Iberdrola permite que a marca esportiva esteja a 75% do alcance deste objetivo.

Ícone de um globo e uma folha.

Graças ao acordo com a Iberdrola, a Nike reduziu sua pegada de carbono em 368.000 toneladas métricas de carbono, o equivalente a 78.000 carros na estrada.

Fonte: FT