'Plogging'
'Plogging'
'Plogging': o 'running' que mistura ecologia e esporte
O plogging é uma nova iniciativa sustentável que surgiu na Suécia e que combina esportes como o running com o cuidado do meio ambiente. As mais de 20.000 pessoas que o praticam diariamente (em mais de 100 países diferentes) recolhem o lixo que vão encontrando no chão quando saem para correr. Venha praticá-lo!
A febre mundial do running não para de crescer. O aplicativo Strava, um dos mais utilizados pelos atletas populares para registrar e compartilhar suas atividades, passou de 36 milhões de usuários em 2018. Neste mesmo ano, os runners do Strava percorreram, entre todos eles, mais de 1,52 bilhões de quilômetros, o equivalente a 38.000 voltas ao mundo. Você já imaginou quanto lixo estes corredores poderiam recolher fazendo um pouco de plogging?
O que é o 'plogging'?: Origens e história
O plogging é um movimento global recente que se originou na Suécia. Aproveita o running e outros esportes ao ar live para recolher os resíduos que sujam as nossas cidades e espaços naturais. A ideia desta iniciativa sustentável é muito simples: os participantes (ploggers) saem para rua com um saco de lixo com a ideia de recolher os desperdícios que encontrarem durante a prática esportiva.
A palavra plogging vem do sueco plocka upp (recolher) e do inglês jogging (correr). O sueco Erik Ahlström foi o impulsor dessa atividade. Ao mudar-se de sua localidade natal para Estocolmo em 2016, começou a limpar o lixo dos lugares que ele passava quando fazia esporte. Pouco depois, a rotina de Ahlström se propagou pela Suécia graças a eventos populares. Atualmente, as redes sociais tornaram o plogging um fenômeno global que envolve mais de 20.000 pessoas por dia em más de uma centena de países.
Benefícios do 'plogging'
VER INFOGRÁFICO: Os 5 grandes benefícios de fazer 'running' e 'plogging' [PDF]
Conselhos para fazer 'plogging'
Os ploggers, via o site da iniciativa —Plogga—, dão alguns truques para que você fique fã desta prática, que só precisa de um sacola ou saco de lixo, tênis e meia hora diária. Os mais relevantes são:
Faça plogging em grupo
Esta atividade, como outros esportes individuais, é mais divertida se você praticar com outras pessoas.
Combine com outros exercícios
Ao recolher os resíduos do chão, faça agachamentos ou flexões com só uma perna. Ao se agachar, você melhorará a mobilidade articular do quadril, adutores e tornozelos.
Troque a sacola/saco de braço
Troque com frequência de lado para evitar contraturas por carregar o peso sempre do mesmo lado. Também utilize luvas para não sujar suas mãos.
Faça corridas rápidas e curtas
Para melhorar o rendimento cardiovascular, é bom correr menos de 10 quilômetros; também acrescente intensidade à sua sessão subindo em objetos, saltando ou com mudanças de ritmo.
Inclua dinâmicas de competição
Compita com equipes de outros ploggers para ver quem recolhe mais lixo em menos tempo. No final da sessão, conte os resíduos e leve-os ao ponto de reciclagem mais próximo.
Tente com outros esportes
O plogging não é exclusivo do running. Você também pode praticá-lo ao caminhar, remar ou andar de bicicleta.
Compartilhe sua atividade nas redes sociais
Tire fotos de suas sessões e faça o upload das mesmas nas redes sociais com #Plogging. Assim, você pode inspirar outras pessoas, ajudando na difusão do movimento.
'Ploggers': Quando a união faz a força
Um dos aspectos mais surpreendentes do plogging foi sua rápida expansão internacional. Em só três anos, o impulso inicial de um cidadão anônimo se estendeu como pólvora pelos cinco continentes e quase todas as grandes cidades do mundo, como Londres, Cidade do México ou Seul, por exemplo, têm grupos de plogging.
Entre os fatores que justificam o sucesso desta iniciativa, caberia destacar, por exemplo, o crescente interesse pela ecologia e pela vida sadia, a moda do running, a simplicidade e o sentimento de comunidade provocado pelo plogging entre seus seguidores. Os fãs desta modalidade desenvolvem valores próprios do esporte como: companheirismo, solidariedade, esforço e perseverança, além de reforçar seu compromisso com o meio ambiente.
O portal norte-americano de notícias BuzzFeed News destaca que os resíduos mais normais recolhidos pelos ploggers incluem plástico de um só uso, como garrafas e tampas de plástico, embalagens de sanduíches e doces, embalagens de fast food, tampas, canudinhos e talheres descartáveis.