Iniciativas para o desenvolvimento de mulheres em áreas STEM
Incentivamos o talento científico entre meninas e jovens
Mulheres Treinamento Igualdade de gênero
A Iberdrola realiza várias iniciativas para apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres nas áreas STEM e avançar rumo à igualdade real de oportunidades. Dirigidos especialmente às mulheres jovens, esses programas também buscam ser um ponto de referência para as meninas que serão as cientistas, as engenheiras e as pesquisadoras do futuro.
Celia Jiménez: a engenheira aeroespacial que voa alto com o futebol.
O Grupo Iberdrola incentiva o desenvolvimento entre as mulheres de carreiras STEM — Science, Technology, Engineering and Mathematics por suas siglas em inglês, também conhecidas como áreas CTEM por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Consideramos que a formação em profissões historicamente desempenhadas por homens é fundamental para que elas possam trabalhar em todas as áreas que quiserem e inclusive ser capazes de chegar a cargos de responsabilidade até agora reservados aos homens.
De acordo com dados do Linkedin, apenas 28,2% da força de trabalho em profissões STEM são mulheres. Nos últimos anos, no entanto, ocorreram progressos significativos. O número de mulheres empregadas na Iberdrola aumentou 50% na última década e as mulheres representam agora 23,6% da força de trabalho total do grupo e 33,7% das mulheres estão em cargos seniores, como aponta nosso último Relatório de Diversidade e Inclusão.
Para continuar atraindo o talento feminino, a companhia elétrica desenvolve vários programas que incentivam esse tipo de curso nos diferentes países onde está presente. Desta forma, demonstramos nosso compromisso com o ODS 5 das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero, inspirando outras empresas e nossa cadeia de valor a conhecer os desafios enfrentados pelas mulheres na ciência e tecnologia e a empreender iniciativas semelhantes.
Mulheres STEM no México
A Secretaria de Educação Pública alertou que o México terá um déficit de 20.000 engenheiros em cinco anos. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), atualmente só 27 de cada 100 homens e oito de cada 100 mulheres que entram na universidade no país norte-americano estudam alguma modalidade de engenharia, superando levemente a média da OCDE.
A Iberdrola México Link externo, abra em uma nova aba. não tem dúvidas de que incentivar as mulheres a fazerem cursos de engenharia ajuda a acabar com a desigualdade salarial que ainda existe no país, além de captar mais talento diverso para a empresa. Por isso, colocou em andamento várias iniciativas para que as mulheres possam se desenvolver nas carreiras STEM.
Além de continuar medindo o progresso através de pesquisas entre as pessoas que compõem a empresa, a subholding do grupo Iberdrola no México promove ações para atingir objetivos como, por exemplo:
- 30% das mulheres em cargos de gerência até 2025 em todo o grupo.
- Formação dos funcionários em diversidade e inclusão.
- Desenvolver produtos e serviços com foco na diversidade e inclusão.
Dois anos de programa impulso STEM.
Conheça Andrea Martinez, bolsista de primeira geração do Impulso STEM.
Conheça Selene Jerezano, a primeira mulher inspetora de turbinas do grupo Iberdrola.
Conheça algumas das nossas trabalhadoras da usina de Escobedo (Nuevo León).
Impulso STEM
O programa Impulso STEM Link externo, abra em uma nova aba., desenvolvido pela Iberdrola México junto ao Instituto de Energias Renováveis (IER) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e a Universidade Tecnológica dos Valles Centrales de Oaxaca (UTVCO), visa incentivar a juventude de Oaxaca a fazer cursos de engenharia, sobretudo as mulheres.
O programa segue várias linhas de ação que futuramente permitirão servir melhor às necessidades do mercado de trabalho e aumentar a produtividade e a competitividade da região:
Mulheres com Energia
Em 2021 teve lugar o terceiro fórum Mulheres com Energia, um espaço de diálogo para os quais foram convidados colaboradores e colaboradoras para participar de uma série de conferências para promover iniciativas que permitam reduzir a lacuna de gênero.
O objetivo do evento é reafirmar o compromisso da companhia com a igualdade de oportunidades e propiciar o ingresso das mulheres em cargos de liderança.
II Fórum Mulheres com Energia.
I Fórum Mulheres com Energia.
Alinhadas com as mudanças globais
A Iberdrola México assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres . (WEPs em inglês) da Organização das Nações Unidas e do Pacto Global, um conjunto de boas práticas empresariais que promovem a igualdade entre homens e mulheres em todos os campos de ação de uma organização.
A companhia também participa do programa Target Gender Equality, promovido pelo Pacto Global que visa acelerar os esforços rumo à Meta de Igualdade de Gênero, incluída na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e em consonância com a prioridade estratégica do grupo Iberdrola em prol da igualdade e da diversidade.
Brasil e o esporte femenino
A Neoenergia Link externo, abra em uma nova aba.*, filial do grupo no Brasil, assumiu nos últimos anos um compromisso forte e diversificado para promover a inclusão de mulheres jovens naqueles setores em que tradicionalmente têm menos presença.
Para isso, a companhia tem se concentrado em pilares como a formação, através de sua Escola de Eletricistas, o esporte como agente de mudança social, com o patrocínio da seleção brasileira de futebol feminino, e a visibilidade e o apoio a mulheres com carreiras inspiradoras que sirvam como uma referência para as futuras gerações.
Seleção brasileira de futebol feminino
Em 2021, a Neoenergia se tornou a primeira empresa a apoiar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. O acordo, válido até 2025, também prevê apoio à competição nacional de clubes, que agora se chama Brasileirão Feminino Neoenergia.
Este patrocínio, o maior da história da empresa, é um símbolo de um compromisso com o incentivo do esporte feminino que se estende a todos os níveis. Trata-se de iniciativas nascidas da convicção de que o esporte promove princípios como vida saudável, respeito, exemplo e disciplina. Todas essas iniciativas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao número 5, Igualdade de gênero.
Escola de Eletricistas para mulheres
Em agosto de 2019 foi lançada a Escola de Eletricistas para mulheres , presente atualmente na Bahia, em Pernambuco y no Distrito Federal, com o objetivo de promover a inserção feminina em uma profissão ocupada predominantemente por homens através de programas de ensino em disciplinas teóricas e práticas. Ao final desses cursos, que são gratuitos e têm uma duração de sete meses, os profissionais poderão participar do processo de seleção para integrar a força de trabalho de alguns dos distribuidores da Neoenergia* no país. Em 2022, treinou 702 novos eletricistas e, até 2030, a empresa quer atingir 35% dos alunos que se formem através do curso.
Conheça o projeto Escola de Eletricistas para mulheres.
Mais de 20.000 mulheres se inscreveram desde sua criação com interesse em trabalhar em um setor onde elas já representam 22 % no Brasil, conforme um estudo apresentado em 2019 pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA Link externo, abra em uma nova aba. em sua sigla em inglês). Na contramão da crise provocada pela pandemia de covid-19, a Neoenergia ampliou em 60% as oportunidades de trabalho voltadas a alunos do projeto. Dessa forma, a companhia contratou, em 2021, cerca de 1,6 mil profissionais formados pela Escola de Eletricistas
WeEmpower , um programa da ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia para estimular boas práticas das empresas, reconheceu este programa como um exemplo global de boa prática em promoção da igualdade de gênero no setor elétrico.
A iniciativa também foi reconhecida com o XI Premio Corresponsables da Iberoamérica da Fundación Corresponsables, na categoria Grandes empresas , e um estudo de caso [PDF] aponta a iniciativa como exemplo de um dos Princípios de Empoderamento da Mulher: a promoção da educação e do desenvolvimento profissional das mulheres.
Impactô Mujeres y Premio Inspirar
O Instituto Neoenergia lançou este ano dois projetos para valorizar iniciativas de liderança feminina: o Impactô Mulheres e o Prêmio Inspirar. O Impactô é um projeto de aceleração social realizado em parceria com o Instituto Ekloos , que teve pela primeira vez uma edição voltada exclusivamente a ONGs e negócios sociais que tivessem mulheres como principais gestoras, fundadoras ou cofundadoras, beneficiando instituições de cinco estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Piauí.
O Prêmio Inspirar foi criado para reconhecer mulheres que promovem transformação social por meio da arte e da cultura em comunidades periféricas localizadas nos municípios do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense (RJ) e do estado de Pernambuco (PE). Foram premiados projetos de empoderamento de gênero, como o Redes da Maré, que se dedica a produzir conhecimento, por meio de ações para a formulação de direitos e políticas públicas que melhorem a vida dos 140 mil moradores das 16 favelas da Maré, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro.
#DeixaElaTeInspirar
A Neoenergia criou a campanha #DeixaElaTeInspirar, em celebração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino External link, opens in new window.. A campanha conta com a participação de influenciadoras, empreendedoras e colaboradoras da Neoenergia que empreendem em diferentes campos. Um dos resultados da campanha foi o lançamento do podcast homônimo com entrevistas de mulheres inspiradoras da Neoenergia e do mundo da sustentabilidade.
Formação STEM no Reino Unido
A ScottishPower Link externo, abra em uma nova aba., por sua vez, é membro da POWERful Women , uma iniciativa para avançar na diversidade de gênero no setor energético. A filial no Reino Unido também conta com uma rede de funcionárias chamada SP Connected Women, que proporciona uma plataforma para que seus membros possam se reunir regularmente e compartilhar suas experiências e ideias seja internamente ou em eventos externos.
Como regra geral, as mulheres tendem a interromper mais suas carreiras do que os homens [PDF] devido à maternidade e ao cuidado de filhos e pessoas dependentes. Por isso, a ScottishPower iniciou um programa em associação com a organização Equate Scotland para incentivar as mulheres que tiveram que interromper suas carreiras STEM a retomar sua vida profissional. O programa Returners teve um impacto tão positivo que agora se abriu a outros perfis de usuários, mantendo sua missão de ajudar as mulheres a "entrarem, progredirem, retornarem e chegarem ao topo" no setor STEM.
Além disso, a ScottishPower colabora com a Universidade de Forth Valley College na elaboração de um programa online que coloca à disposição das escolas fichas de trabalho, vídeos explicativos, atividades criativas e outros recursos de formação úteis para que os estudantes possam receber a melhor preparação nas disciplinas STEM. Mais de 50 escolas escocesas estão promovendo a educação em ciência e tecnologia graças a esse programa.
EUA: Bolsas de estudio para talentos femininos
A AVANGRID Link externo, abra em uma nova aba.**, filial do grupo nos Estados Unidos, também promove a formação de mulheres e meninas em âmbitos mais científicos. Através de sua fundação apoia a formação de eletricistas com bolsas no Programa de Tecnologia CMP Lineworker para formar especialistas, priorizando a inclusão de mulheres jovens no setor da energia.
Além disso, em 2018 foi criado o WomENergy, um grupo de recurso empresarial (Business Resource Groups - BRG) orientado para atrair, reter e desenvolver o avanço do talento feminino. Os BRG são grupos dirigidos por trabalhadores, cada um deles patrocinado por um membro da equipe de liderança executiva da AVANGRID, visando a criação de redes profissionais, desenvolvimento profissional e construção de comunidades e associações comunitárias.
Por outro lado, coincidindo com o centenário da aprovação do voto feminino nos EUA, o programa #AVANGIVES — uma iniciativa que concede subvenções de 5.000 dólares a organizações selecionadas pelos próprios funcionários — colocou seu foco na mulher em 2020-21. Tratou-se de uma iniciativa de sucesso que apoiou o trabalho de 12 organizações direcionadas à diversidade e inclusão, muitas delas com uma abordagem especial nas mulheres e meninas, aplicado nas áreas de:
Espanha na Aliança STEAM
Atualmente, menos de 20 % dos perfis digitais correspondem a mulheres. As cifras do Relatório PISA [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. mostram que, enquanto mais da metade dos estudantes universitários na Espanha são mulheres, menos de 8 % optam por cursos de graduação relacionados às disciplinas STEM.
Da mesma forma, as matrículas realizadas nesses cursos registraram uma queda de 26 % entre os homens e 33 % entre as mulheres nos 25 últimos anos.
Para contrabalançar estes números, a Iberdrola Espanha Link externo, abra em uma nova aba. também tem programas para promover as vocações STEM.
Assim, através de sua fundação, e junto à Empresa Municipal de Transportes de Madri e à Universidade Pontifícia Comillas, colocou em andamento a Cátedra Mulher STEM Sustentabilidade e Mobilidade Link externo, abra em uma nova aba.. Esta busca promover a mulher em vocações STEM, mais particularmente no âmbito da formação profissional Link externo, abra em uma nova aba. — onde a presença de mulheres estudando uma família profissional STEM não ultrapassa 3,6 % — para a mobilidade sustentável, dotando-a com os meios necessários para seu desenvolvimento.
A Iberdrola España está entre as quase cinquenta empresas, organismos e instituições que aderiram à Aliança STEAM em prol do talento feminino. Meninas na ciência para promover as vocações STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em conexão com as Artes e as ciências Humanas) entre meninas e jovens.
As ações previstas por essa iniciativa do Ministério de Educação e Formação Profissional espanhol incluem o impulso à formação do professorado nessas disciplinas, a convocatória de projetos STEAM para centros educativos ou a criação de um selo de qualidade para empresas e entidades que desenvolvam atividades para promover essas matérias.
Alianza STEAM em prol do talento feminino.
Cátedra Mulher STEM Sustentabilidade e Mobilidade.
Iberdrola, com a igualdade de gênero
Todas essas iniciativas fazem parte do compromisso da Iberdrola com a igualdade de gênero, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 das Nações Unidas, que a situa como um dos principais objetivos globais da Agenda 2030.
Tal como consta na nossa Política de diversidade e inclusão e prevenção de assédio, a igualdade efetiva entre homens e mulheres faz parte de nossos valores essenciais.
A igualdade salarial é uma realidade para nossos funcionários, pois contempla uma remuneração equitativa para homens e mulheres pelo mesmo trabalho e revisão salarial com critérios comuns para ambos os gêneros. Também se promove a conciliação entre a vida profissional e a pessoal com mais de 70 medidas, tais como o pagamento de 100 % do salário durante a licença-maternidade, licença remunerada de 15 dias antes do parto, redução flexível da jornada para cinco horas sem redução salarial até a criança fazer um ano e afastamento temporário de até quatro anos.
Relatório digital de Diversidade e Inclusão 2023 Link externo, abra em uma nova aba.
Através do impulso ao esporte feminino, a companhia deseja contribuir para a promoção do talento, da igualdade efetiva e do desenvolvimento social. A Iberdrola foi a primeira empresa que fez uma aposta global em prol da participação da mulher na área esportiva como meio para incentivar a igualdade. Hoje promove 35 federações, mais de 800.000 atletas e mais de 160 competições.
*A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.
**A Iberdrola S. A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.