'Trail running'
Dicas e treinamento de 'trail running', a corrida fora das pistas
O trail running (ou corrida em trilha) traz muitos benefícios físicos e mentais. Correr na natureza pode ser uma ótima maneira de se exercitar, explorar o meio ambiente e encontrar paz na natureza. Saiba mais sobre em que consiste o trail running, qual é a diferença para a corrida em pista e quais são seus benefícios.
Florestas, desertos ou montanhas. Qualquer ambiente natural é ideal para o trail running, também conhecido como corrida em trilha, uma variante do atletismo que é praticada longe das pistas ou de zonas urbanas. O objetivo é percorrer um caminho o mais rápido possível, mas, embora o trail running possa parecer uma atividade simples, é um esporte muito técnico. A trilha é vista como uma pista de obstáculos para os corredores, que são desafiados a superar terrenos irregulares, escalar rochas, evitar cursos de água e atravessar diferentes tipos de superfícies.
O trail running tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, principalmente porque é um esporte que não exige um grande investimento. Também porque é uma atividade que leva os corredores aos seus limites físicos, com altas exigências de força nas pernas, equilíbrio e resistência.
Os primeiros registros da corrida em trilha remontam às origens da humanidade. Entretanto, o trail running como disciplina esportiva é algo relativamente moderno que vem crescendo nos últimos anos, tendo ao longo do tempo mais mulheres entre seus praticantes e mais competições de diferentes níveis e exigências.
Diferença entre trail running e corrida em pista
O trail running e a corrida em pista são duas formas semelhantes de exercício. No entanto, há algumas diferenças importantes entre elas. A primeira é que o trail running geralmente é feito em superfícies não pavimentadas, como trilhas de terra, enquanto a corrida em pista, de modo geral, é praticada em estradas ou pistas de atletismo. Além disso, os corredores em trilhas precisam estar atentos a obstáculos como pedras, buracos ou raízes de árvores.
Em segundo lugar, o trail running consiste em correr entre colinas e enfrentar variações na elevação de um terreno, enquanto que na corrida em pista essa diferença de superfície é muito menor. Portanto, os corredores devem ter um plano de treinamento exigente para lidar com as dificuldades do trajeto.
Por último, o trail running exige equipamentos mais específicos do que o atletismo convencional, com calçados adequados para terrenos rochosos e uma mochila de hidratação, por exemplo.
Benefícios do trail running
O trail running é considerado uma modalidade muito completa e fisicamente exigente. Alguns dos benefícios mais importante que ele oferece são:
Melhora o sistema cardiorrespiratório
Quando corremos, aumentamos o volume de sangue no corpo e permitimos que o nosso coração bombeie com menos esforço. Além disso, os pulmões começam a se oxigenar com maior facilidade.
Fortalece os ossos e os músculos
O desnível do terreno é responsável por melhorar gradualmente o equilíbrio e a estabilidade do nosso corpo. O trail running implica uma adaptação contínua a diferentes tipos de superfícies e inclinações.
Melhora a estabilidade e o equilíbrio
O desnível do terreno é responsável por melhorar gradualmente o equilíbrio e a estabilidade do nosso corpo. O trail running implica uma adaptação contínua a diferentes tipos de superfícies e inclinações.
Previne doenças ou riscos cardiovasculares
O alto nível de exigência do trail running ajuda a controlar a obesidade, a hipertensão, a diabetes e os altos níveis de colesterol. A prática também fortalece o sistema imunológico.
Diminui o estresse, reduz a ansiedade e a depressão
O atletismo em geral e o trail running em particular produzem um aumento nos níveis de noradrenalina, uma substância importante para a resposta do corpo ao estresse, e de serotonina, que ajuda a melhorar os sintomas depressivos e a reduzir a ansiedade. Além disso, correr facilita o descanso graças à secreção de endorfinas.
Conecta com a natureza
Por ser praticado longe de ambientes urbanos e rotinas estressantes, esse tipo de esporte favorece o contato com a natureza. Correr em trilha nos permite conhecer lugares onde nunca estivemos antes.
Trail running, prepare-se para aproveitar as montanhas com segurança
Óculos de sol
Leve e com filtro solar de categoria 4. Também devem proteger contra a luz difusa
Boné
Melhor com proteção de pescoço
Meias de cano alto
Evitam que pedras, areia ou galhos entrem no tênis
Bastões dobráveis
Ajudam a se equilibrar, a liberar peso das pernas e a saltar sobre obstáculos.
Tênis
Específico para trilhas, com solas aderentes, parte superior reforçada para proteger o pé e proteção para impermeabilização
Roupas técnicas
Leve e respirável para o verão, e quente e isolante para o inverno. Camiseta, jaqueta corta-vento, leggings ou calças
Mochila
De preferência, com uma bolsa com água em seu interior, sendo possível bebê-la por meio de um tubo flexível sem a necessidade de parar
Protetor solar
Nas montanhas, recomenda-se o uso de protetor solar de fator 50 ou superior. Aplique-o meia hora antes de iniciar o percurso
Apito
Muito útil caso você se perca, especialmente em dias de neblina
GPS
Um item indispensável para não se perder no caminho. Baixe a trilha de suas rotas!
Vaselina
Para evitar atrito com roupas ou calçados
Telefone celular
Leve um celular carregado e informe alguém sobre a sua rota antes de sair. Também é uma boa ideia ter um contato de emergência, caso seja necessário
Lanterna de cabeça
Os critérios de sua escolha são a capacidade de iluminação (lúmens) e a autonomia (horas de uso)
VER INFOGRÁFICO: 'Trail running', prepare-se para aproveitar as montanhas com segurança [PDF]
Dicas básicas para começar a praticar trail running
Esqueça o ritmo constante das corridas urbanas: aqui quem manda é o terreno. Estude bem o perfil do trajeto e distribua seus esforços ao longo do percurso. Hidrate-se e alimente-se com água, bebidas isotônicas, barras energéticas ou géis. Estas são algumas dicas básicas para começar a praticar o trail running:
-
Esteja bem equipado: comece com tênis específicos, que são essenciais, e complete seus equipamentos pouco a pouco.
-
Adapte-se: frequente montanhas e aumente gradualmente a distância e a dificuldade de suas caminhadas. Tente correr suave em alguns trechos e acostume-se a todos os tipos de terreno: lama, pedras, areia, etc.
-
Treine: procure planos específicos ou, melhor ainda, personalizados. Participe de um grupo: se aprimorará com a experiência deles e será mais divertido.
-
Aprenda as técnicas para subir e descer: suba com o corpo ereto para não comprometer a respiração, apoiando a mão nos joelhos para dar impulso. Desça com a parte do meio do pé e use os braços para se equilibrar. É muito importante antecipar o próximo passo, por isso, mantenha uma certa distância do corredor à sua frente para ter visibilidade.
-
Sempre em contato: se for treinar em montanhas, informe sua família ou amigos sobre sua rota e seus horários. Leve um telefone celular e um GPS com o mapa da área.
-
Clima, suprimentos e nutrição: verifique a previsão do tempo, leve água e alimentos energéticos —barrinhas, nozes ou frutas—, e não se esqueça de ter roupas quentes extras na mochila.
Promovemos um trail running igualitário
Na Iberdrola, atuamos como uma força integradora com um objetivo-chave: promover a diversidade e lutar contra as desigualdades sociais. Em 2016, decidimos apoiar o esporte feminino como forma de dar mais reconhecimento às mulheres e promover seu empoderamento e autonomia.
Em linha com esse compromisso com a igualdade, promovemos o atletismo feminino —e precisamente o trail running— e apoiamos as organizações e as competições para o seu avanço. Dessa forma, na Espanha, onde somos pioneiros no apoio às mulheres no esporte, trabalhamos em conjunto com a Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) e patrocinamos a Liga Iberdrola de Atletismo.