Caiaque polo
Caiaque polo: um esporte aquático "três em um"
O que acontece se misturarmos o melhor do polo aquático, do basquete e da canoagem? O resultado será o caiaque polo, um esporte que combina elementos do remo com técnicas de jogos com bola. Saiba em que consiste, suas origens, como é praticado e seus principais benefícios para a saúde.
O caiaque polo é um esporte conhecido em competições europeias que está ganhando cada vez mais adeptos em outras partes do mundo. É uma atividade muito completa que combina elementos do remo com técnicas de jogos com bola e permite que os seus praticantes desfrutem tanto da água quanto do trabalho em equipe.
As origens do caiaque polo parecem remontar ao século XIX: a primeira referência ao que conhecemos hoje como caiaque polo pode ser encontrada em um jornal inglês de 1880. A publicação descreve um jogo realizado nos portos escoceses por um grupo de homens com um remo que disputavam uma bola na água. A prática do caiaque — ou canoagem — surgiu na Alemanha na década de 1920.
Este esporte aquático cresceu e evoluiu aos poucos até a publicação de suas primeiras regras oficiais em 1978. Em 1993, foram realizados os primeiros campeonatos europeus de caiaque polo — a Alemanha ficou em primeiro lugar — e, um ano depois, o Reino Unido foi escolhido como a sede do primeiro campeonato mundial.
Atualmente, a prática do caiaque polo está crescendo cada vez mais no mundo. Como parte do nosso compromisso com a igualdade através do esporte, na Iberdrola promovemos o caiaque polo entre as mulheres e apoiamos as entidades e competições que o organizam.
Como se joga caiaque polo?
No caiaque polo, duas equipes competem para marcar o maior número possível de gols na equipe adversária. Cada grupo é formado por cinco jogadores que utilizam caiaques ou canoas feitas especialmente para esse esporte. A equipe que marcar mais gols vence a partida.
Os jogadores disputam a bola com as mãos ou com a ajuda de um remo. Os caiaques são velozes, estáveis e contam com um sistema de drenagem para evacuar qualquer quantidade de água que possa entrar durante o jogo.
Os atletas devem usar suas habilidades e manobras de remo para se movimentar com rapidez na água, evitando os ataques dos adversários e buscando oportunidades para marcar gols. Eles devem ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do jogo. Além disso, o trabalho em equipe e a comunicação são essenciais em um esporte tão estratégico.
Os pontos-chave do caiaque polo
O caiaque polo é um dos esportes aquáticos mais estratégicos e competitivos. É uma atividade muito completa que combina elementos do remo com técnicas de jogos com bola. Saiba mais!
Duas equipes, cada uma composta por cinco jogadores, disputam a bola com as mãos ou com a ajuda de um remo. O objetivo final do jogo é colocar a bola no gol do adversário. Se o caiaque tombar, o jogador deve deixar o campo.
Bola
É semelhante a do polo aquático e existe em dois tamanhos diferentes, dependendo se a competição é entre homens ou mulheres. Pode ser manuseada com as mãos ou com o remo, mas não pode ser colocada dentro do caiaque, por exemplo, e deve ser movimentada através de passes.
Equipamento
Além do caiaque e do remo, o jogador deve usar um equipamento de segurança básico: um capacete de proteção e um colete salva-vidas numerado. A saia de neoprene é usada para impedir a entrada de água no caiaque.
Remo
O remo não pode ter mais de 2,10 metros de comprimento e suas bordas devem ser arredondadas. Os mais longos são usados pelos goleiros para evitar que a bola entre no gol.
Caiaque
Tem cerca de 3 metros de comprimento, pesa por volta de 10 quilos e geralmente é feito de fibra de vidro, carbono e/ou Kevlar. Suas pontas são arredondadas e contam com proteção de borracha para evitar danos ao colidir com outros caiaques.
Campo de jogo
Espaço retangular com um comprimento máximo de 35 metros e uma largura máxima de 23 metros. O local deve ser de água calma com uma profundidade mínima de 90 centímetros.
Faltas
Golpear ou empurrar o adversário com a mão ou com a pá, apoiar-se em outro jogador para ganhar impulso e tocar a bola com a pá quando o adversário tentar pegá-la com a mão.
Tempo
A partida consiste em dois tempos de 10 minutos.
VER INFOGRÁFICO: Os pontos-chave de caiaque polo [PDF]
Benefícios do caiaque polo
Por ser um esporte de alta exigência física, o caiaque polo oferece vários benefícios para os seus praticantes. Alguns deles são:
Aumenta o equilíbrio e as habilidades motoras
A prática do caiaque polo permite desenvolver o equilíbrio, já que o jogador tenta constantemente se manter estável durante o treinamento. A coordenação motora é outro ponto positivo do caiaque polo.
Melhora a resistência física e fortalece os músculos centrais
Este esporte pode aumentar significativamente a resistência física e até mesmo ajudar a perder peso e ganhar força. Além disso, embora possa parecer que apenas os braços são trabalhados, também se utilizam outros músculos para completar o movimento do remo. Trata-se de um exercício completo que permite tonificar os ombros, as costas, o peito, os abdominais e as pernas.
Reduz o estresse e melhora o humor e o bem-estar
Se o esporte é, por si só, uma das atividades mais recomendadas para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar, o caiaque polo ganha uma vantagem extra por ser praticado em um espaço em pleno contato com a natureza.
Desenvolve a agilidade mental
Para se adaptar às circunstâncias variáveis do jogo, os jogadores precisam tomar decisões estratégicas rápidas de forma constante, o que facilita a agilidade mental.
Baixo risco de lesão
Outra vantagem do caiaque ou da canoagem é que, de modo geral, são atividades físicas de pouco impacto para as articulações e o sistema esquelético, resultando em poucas lesões físicas. Somente é preciso ter um pouco de cuidado com os ombros.
Promoção da igualdade no caiaque polo
Na Iberdrola, queremos atuar como uma força integradora que nos permita promover a diversidade e lutar contra as desigualdades sociais. Por isso, em 2016, decidimos apoiar o esporte feminino como forma de dar mais reconhecimento às mulheres e promover seu empoderamento e autonomia.
O caiaque polo não é uma exceção, visto que promovemos esse esporte entre as mulheres e apoiamos as entidades e competições que o organizam. Dessa forma, na Espanha — onde somos pioneiros no apoio às mulheres no esporte — trabalhamos em conjunto com a Federação Espanhola de Remo para patrocinar as diferentes Ligas Iberdrola de Canoagem Feminina, incluindo o caiaque polo.