-
Em um mundo no qual quase estamos chegando aos 8 bilhões de pessoas, o velho paradigma de comprar-usar-descartar da economia linear ficou obsoleto e nos leva a um futuro incerto. Neste contexto é que nasce o ecodesign, produtos sustentáveis que incluem critérios ecológicos em todas as suas fases: concepção, desenvolvimento, transporte e reciclagem.
O surto da pandemia da COVID-19 fez com que a vacina contra seu vírus fosse aprovada em tempo recorde: menos de um ano. Desde aquele ano de confinamento, a Organização Mundial da Saúde aprovou várias vacinas para doenças que, assim como a COVID-19, afetaram diversas pessoas em todo o mundo, incluindo o vírus ebola, poliomielite, malária e papilomavírus. Agora, a entidade está em processo de aprovação da vacina contra a varíola do macaco (Mpox). Devido a importância das vacinas, aprendamos um pouco mais sobre a história deste marco da medicina que salvou a vida de milhões de pessoas desde sua origem e que continuará salvando no futuro.
-
As mudanças climáticas são uma realidade e ameaçam o futuro da Terra. Essa circunstância pode ter impactos psicológicos em algumas pessoas, um fenômeno conhecido como eco-ansiedade. A seguir, explicamos seu conceito, o que a provoca, quais são seus sintomas e o que podemos fazer para evitá-la enquanto cuidamos do planeta.
Se há uma palavra que define a história de Silvia Navarro é superação. A jogadora que acaba de completar 40 anos, continua defendendo os gols contra seu time todos os fins de semana e só pensa em continuar aumentando sua lista de vitórias.
-
A disponibilidade dos alimentos, o acesso das pessoas aos mesmos e um consumo adequado do ponto de vista nutricional são os três pilares sobre os quais se assenta o conceito de segurança alimentar. As mudanças climáticas, a escassez de recursos hídricos ou a degradação dos solos são algumas das ameaças que colocam em perigo a segurança alimentar, além dos atuais efeitos socioeconômicos da pandemia da COVID-19.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) garante que as hortas urbanas podem ser muito mais ecológicas e eficientes do que as tradicionais, chegando a produzir até 20 kg anuais de alimentos por m2. Nós lhe explicamos o que são estes cultivos domésticos e como ter um deles em casa.